PLANO ESTRATÉGICO

2009 – 2013

Missão

Estimular o desenvolvimento, a aplicação e a disseminação das melhores tecnologias e práticas da engenharia de barragens e obras associadas.

Princípios

Valores e comportamentos éticos

Conduta ética em todos os atos da Entidade e de seus integrantes.

Compromisso com a sustentabilidade sócio-ambiental

Obrigação da Entidade de, utilizando os melhores conhecimentos e técnicas, zelar pela maximização de benefícios e a mitigação dos impactos sociais e ambientais decorrentes da construção de barragens e obras associadas, de modo a assegurar no momento presente os recursos necessários às gerações futuras.

Valorização profissional

Reconhecimento da dignidade, competência e responsabilidade dos profissionais pertencentes às áreas tecnológicas que compõem a engenharia de barragens, zelando pela valorização do desenvolvimento pessoal e humano.

Eficiência e eficácia organizacional

Compromisso com a otimização do emprego dos recursos, visando o máximo beneficio com o mínimo custo nas operações.

Gestão responsável, participativa e transparente

Obrigação da Entidade de conduzir o processo decisório respeitando à pluralidade de idéias, de maneira responsável, participativa e transparente.

Objetivos Estratégicos

  1. Colaborar com a Comissão Internacional de Grandes Barragens (ICOLD/CIGB) em tudo o que tornar necessário e ou conveniente.
  1. Modernizar a gestão e estabelecer núcleos regionais para a expansão geográfica.
  1. Ampliar as fontes de recursos financeiros para alcançar o equilíbrio econômico – financeiro.
  1. Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas e de práticas na engenharia de barragens.
  1. Realizar estudos para propor às instituições responsáveis subsídios úteis à regulamentação dos aspectos técnicos e sócio-ambientais das barragens e obras associadas. 
  1. Promover eventos e organizar publicações para consolidar, ampliar  e disseminar conhecimentos técnicos e tecnológicos sobre projetos, construção e operação de barragens e obras associadas.
  1. Desenvolver e implementar infra-estrutura de comunicação e de marketing para dar conhecimento aos públicos interno e externo sobre aspectos institucionais, planos e ações realizadas.
  1. Colaborar com as instituições responsáveis pela elaboração e implementação de políticas públicas relacionadas a barragens e obras associadas.
  1. Interagir com instituições congêneres para a realização de ações afins à engenharia de barragens.