NRMG - Palestra "Caracterização de agregados sulfetados para avaliação de seu potencial reativo em concretos e argamassas" apresentada em 18/10/2018 pela Engenheira Ana Paula Borges Marcelino

Publicado em 26/10/2018

na categoria Notícias Importantes

NRMG - Palestra "Caracterização de agregados sulfetados para avaliação de seu potencial reativo em concretos e argamassas” apresentada em 18/10/2018 pela Engenheira Ana Paula Borges Marcelino
 
Palestra apresentada em 18/10/2018 pela Engenheira Ana Paula Borges Marcelino, cujo título é "Caracterização de agregados sulfetados para avaliação de seu potencial reativo em concretos e argamassas”, na qual foi abordada a utilização de agregados que contenham enxofre na forma de sulfetos.
 
A aplicação desses materiais têm sido evitada ou mesmo proibida em diversos projetos, uma vez que reações do enxofre com elementos provenientes da hidratação do cimento podem gerar produtos expansivos no concreto endurecido, causando fissuras e levando o concreto à degradação.
 
Estudos têm demonstrado que algumas características do agregado podem influenciar na potencialidade de reação do enxofre, dentre eles granulometria, tipo de sulfeto e quantidade desse sulfeto na rocha. Em andamento um projeto de pesquisa e desenvolvimento sob gestão da Cemig GT, foram utilizados agregados produzidos a partir das rochas da UHE de Irapé com concentração média de 2% de enxofre, que corresponde a aproximadamente 5% de sulfetos (1% de pirita e 4% de pirrotita).
 
Após a palestra foi realizado um debate em forma de mesa redonda para discussões, no qual estavam presentes profissionais do meio acadêmico, consultores e projetistas.
 

Cursos e Eventos