Edição Nº 49 :: Novembro 2013

UHE Jirau entra em operação comercial

Depois de enfrentar acidentes, greves e interrupções nas obras, usina começa a gerar energia no Rio Madeira, em Rondônia

Uma história que se desenrolou por quatro anos, intercalando capítulos de euforia com outros de tensão, teve um desfecho positivo no dia 6 de setembro, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, a entrar em operação. Neste dia, a primeira das 50 turbinas do tipo bulbo foi ligada, iniciando a geração de energia que abastecerá, em um primeiro momento, o sistema Acre-Rondônia. Com as obras totalmente concluídas e a linha de transmissão do Madeira pronta, a energia será escoada para a Região Sudeste. A capacidade instalada de Jirau será de 3.750 MW, o suficiente para abastecer 10 milhões de casas.

Notícias Gerais

Futuro das PCHs gera debate em todo o Brasil

Eventos promovidos pela ABRAPCH fomentam a discussão sobre os problemas e soluções para o setor

Debater o futuro das Pequenas Centrais Hidrelétricas, conhecer os entraves que atrasam ou inviabilizam a aprovação de novos projetos. Esse tem sido o objetivo da série de seminários promovidos pela Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH). O último encontro ocorreu em Florianópolis, no dia 31 de outubro e o primeiro em Curitiba em agosto de 2012, ambos com as respectivas participações e apoio dos Núcleos Regionais de Santa Catarina e do Paraná. Além dos debates, o evento também reuniu a cadeia de fabricantes, projetistas e investidores, para incentivar a retomada dos investimentos em PCHs.



Revista Brasileira de
Engenharia de Barragens

Prezados Autores.

Agradecemos imensamente a todos os autores pelo envio dos nove resumos e dos três artigos completos para a 1ª edição da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens, atendendo nosso pedido informal feito por e-mail em 29.08.2013. Os resumos e os artigos foram encaminhados para os respectivos revisores. De acordo com o Edital de Chamada de Artigos e com as Normas Editoriais da revista, no dia 31 de janeiro de 2014 será publicada no site do CBDB a relação dos artigos pré-selecionados. Por essa regra, portanto, não há avaliação de resumos. O pedido informal de apresentação de resumos adveio da necessidade de uma avaliação prévia da viabilidade de publicação do 1º número da revista, razão pela qual consultamos os colegas que tradicionalmente escrevem artigos, cujo resultado, conforme constatado, foi bastante positivo. Lembramos que a data limite para a apresentação dos artigos completos é o dia 30 de novembro de 2013. Esperamos receber outros artigos, além dos doze mencionados.

Cordialmente,

Miguel Sória
Diretor de Comunicações - CBDB



Eleições 2014 - Circular 01

A Diretoria do Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB, consoante o que dispõe o Estatuto nos seus Capítulos IV - Assembléias Gerais, V - Conselho Deliberativo e X - Eleições, convocará uma Assembléia Geral Ordinária (AGO) que será realizada no dia 30 de abril de 2014 por ocasião do IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas em Curitiba, PR.


Geosul 2013 em Criciúma/SC - de 12 a 14/09

Corridas Detríticas são um fenômeno natural que tem ganho a atenção dos engenheiros geotécnicos e hidráulicos pois se manifesta tanto nas encostas como nas calhas das bacias hidrográficas exigindo em cada caso soluções de engenharia distintas e diferenciadas. Portanto o tema mencionado possui duas "vertentes": uma que é a geotécnica, e se refere ao estagio de pre-ruptura da geomassa, e a outra hidráulica, ou de pós-ruptura da geomassa que se escoa como se fosse um fluido pesado.


IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas - SPMCH

O CBDB realizará o IX SPMCH nos dias 29 e 30 de abril de 2014, em Curitiba - PR, no Centro de Eventos FIEP. O Simpósio reúne empresas ligadas a estudos ambientais, planejamento, projeto ,construção e operação de usinas, fabricantes e montadoras de equipamentos eletromecânicos, profissionais de energia, consultores, investidores, centros de pesquisa e universidades.

Site: http://www.ixspmch.com.br/


É possível a exploração de potencial hidráulico em terras indígenas no Brasil?

Miguel Sória*

Estudos antropológicos indicam que a ocupação humana na América do Sul começou há aproximadamente 12 mil anos, quando por volta de mil anos antes povos oriundos da Ásia cruzaram o Estreito de Bering, localizado entre o que é hoje a Rússia e o estado norte-americano do Alaska, e adentraram pela porção ocidental daqueles territórios.


Participação no VII Congreso Argentino de Presas y Aprovechamientos Hidroeléctricos - San Juan

O CBDB foi convidado para participar no VII CONGRESO ARGENTINO DE PRESAS Y APROVECHAMIENTOS HIDROELÉCTRICOS e tive a honra de representa-lo na cidade argentina de San Juan. O evento foi muito concorrido, contando com mais de 250 inscrições.


Bali Symposium ICOLD

The next annual meeting will be held in Indonesia, Bali from June 1 to June 6, 2014. Our friends of INACOLD are organising the associated symposiuim with the following theme: "DAMS IN GLOBAL ENVIRONMENTAL CHALLENGES" as the dealdine for submission of abstracts is being very close I would like to ask you to disseminate the information related to the annual meeting and specifically regarding the symposium within your members and encourage them to submit abstract and papers later for the symposium.


São Simão - Awarding Certificate International Milestone Project

A barragem de São Simão foi uma das escolhidas como Notável (Milestone) no III simpósio de Barragens de Enrocamento, organizado pelo CHINCOLD em parceria com o CBDB, na cidade de Kunming, sudoeste da China, no período de 1 a 3 de novembro. A barragem tem 127m de altura e algumas características peculiares. As ensecadeiras são de grande porte e construídas sobre a aluvião. Na região do canal profundo todo o aterro de montante a jusante foi feito com cascalho de terraço de baixa permeabilidade, sem núcleo de argila. A barragem também não tem filtros de areia nem transições processadas. Entre o núcleo (existente acima do canal profundo) e o espaldar de enrocamento foi lançada uma zona de cascalho de terraço, que faz a função de filtro, mas não drena. O comportamento da barragem tem sido perfeitamente satisfatório ao longo de 38 anos de operação.

Notícias dos Núcleos

NRBA - Curso Segurança de Barragens

O curso Segurança de Barragens: Aspectos Técnicos e Legais, com carga horária de 40 horas-aula, foi realizado no período de 16 a 20 de setembro, próximo passado, com o apoio do CBDB - Núcleo Regional da Bahia e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA S/A e versou sobre critérios de projeto e construção, condicionantes topográficos, geotécnicos, hidrológicos e hidráulicos, construtivos e ambientais; que definem a escolha do local de implantação da barragem e a escolha do tipo e seção de projeto.


NRPE - Curso sobre Barragens de Terra e Enrocamento, em Belo Monte

O CBDB, através do NRPE (Núcleo de PE) realizou Curso sobre Barragens de Terra e Enrocamento, no canteiro de obras da UHE Belo Monte, em Altamira, PA. O Curso foi ministrado pelos Professores Paulo T. Cruz e Regina Moretti e realizado em 5 (cindo) finais de semana, no período 18 de Julho a 28 de Setembro, totalizando 80 horas-aula.

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações

Outros Eventos


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais