Edição Nº 50 :: Janeiro 2014

Os reservatórios são uma forma milenar
de gestão da água disponível no planeta

O CBDB em oportuna ação conjunta com entidades de grande importância da engenharia brasileira enviou uma carta aberta à Presidência da República, assinada por todas essas entidades (ANE,ABGE, ABMS, CE, CBDB, IBRACON e IE-SP), que já foi protocolada na Casa Civil. A carta reafirma o que todos já sabem:

Os reservatórios são uma forma milenar de gestão da água disponível no planeta.

Notícias Gerais

As enchentes na Bacia do Rio Doce

As graves enchentes ocorridas recentemente, dezembro de 2013, no Espirito Santo e em Minas Gerais, com maiores danos e impactos sobre os municípios e respectivas populações na região baixa da Bacia do Rio Doce, vem reforçar a presente campanha do CBDB por barragens com reservatórios de regularização e usos múltiplos onde o Controle de Cheias tem sido enfatizado. A tabela e mapa abaixo mostram que as principais barragens para geração de energia na Bacia do Rio Doce são praticamente todas a fio d água e estão bem distribuídas na bacia.



Revista Brasileira de Engenharia de Barragens: 1ª edição quase viabilizada

A Diretoria de Comunicações do CBDB informa que, de acordo com o Edital de chamada de artigos e relatos técnicos nº 01/2013, relativo à 1ª edição da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens, foram recebidos até o dia 30/11/2013 oito artigos, sendo que um deles já aprovado pelos revisores, três resumos e mais um pedido de apresentação de artigo.



Eleições 2014 - Circular 01

A Diretoria do Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB, consoante o que dispõe o Estatuto nos seus Capítulos IV - Assembléias Gerais, V - Conselho Deliberativo e X - Eleições, convocará uma Assembléia Geral Ordinária (AGO) que será realizada no dia 30 de abril de 2014 por ocasião do IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas em Curitiba, PR.


Livro detalha a relevância das barragens de rejeitos no Brasil

Produzido em parceria entre o Comitê Brasileiro de Barragens e a empresa Pimenta de Ávila Consultoria, o livro Barragens de Rejeitos no Brasil traz um panorama deste tipo de obra no país. Coordenado pelo engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila, que empresta o nome ao escritório com sede em Belo Horizonte (MG), o trabalho é dividido em três partes.



Potencial Eólico
Planejamento energético
deve ser mais abrangente

Joaquim Francisco de Carvalho
Ildo Sauer

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, o potencial hidrelétrico brasileiro é de 267 GW e, pelas estimativas mais recentes, o potencial eólico é superior a 200 GW. Graças a isto - e à possibilidade, ainda existente, de se implantarem grandes reservatórios hidrelétricos de acumulação - o Brasil poderá instalar um sistema hidroeólico inteiramente sustentável, com capacidade para cobrir indefinidamente a demanda por energia elétrica.


IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas

As empresas Engevix, Pires Giovanetti, SISGRAPH e COPEL confirmaram a participação no IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas - SPMCH que se realizará nos dias 29 e 30/04 de 2014, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba/PR.
Dentro da programação técnica teremos a palestra sobre Inovações em Equipamentos Eletromecânicos proferida pelo Prof. Geraldo Lucio Tiago Filho, do CERPCH.
Sua participação é importante para que juntos possamos retomar os empreendimentos em PCHS.

As inscrições para participação ou patrocínio encontram-se abertas no site: http://www.ixspmch.com.br/


Entrevista com Carlos Cavalcanti (FIESP)

Ao longo dos últimos anos, foram realizados investimentos elevados no setor de geração de energia elétrica, assim a possibilidade de enfrentarmos falta de energia elétrica, para o setor industrial, em 2014, pelo aumento da demanda em relação à oferta é pequena. Por outro lado, o setor de transmissão e distribuição está sobrecarregado, o que acarreta pequenos, porém contínuos intervalos de falta de energia, prejudicando a competitividade do setor industrial, que é obrigado a investir em sistemas de proteção contra essas oscilações.

Notícias dos Núcleos

NRPR - Curso de Desmontes de Rocha

O Núcleo Regional do Paraná do Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB tem a satisfação de informá-los que promoverá, em março de 2014, na cidade de Curitiba, Paraná, o Curso de Desmontes de Rocha com uso de explosivos, a ser ministrado pelos professores Fernando Golin Freitas, Luiz Guilherme Isfer Maciel e Enrique Munaretti.


Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações

Outros Eventos


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais