Edição Nº 54 :: Setembro 2014

Palavra do Presidente do CBDB

A participação dos sócios é fundamental

*Brasil P. Machado


Há mais de 4 mil anos os homens procuram meios de utilizar racionalmente os recursos hídricos das regiões em que vivem. Dessa forma, ao longo dos séculos, as sociedades desenvolveram e criaram técnicas e tecnologias que permitem a construção e a operação de grandes obras e sistemas - que possibilitam a existência civilizada de grandes núcleos urbanos. O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) é uma instituição que procura agregar os engenheiros e outros profissionais brasileiros que dominam estas técnicas e tecnologias e que são os responsáveis por estas obras e sistemas. É notório o progresso que ocorreu no país ao longo do século passado nesta atividade.

Notícias Gerais

Comitês Técnicos Internacionais
Relatos - Bali/Indonésia






Embankment Dams
Cássio Baumgratz Viotti


Sócios terão acesso
aos dados do Cadastro Nacional de Barragens

A partir de agora, os sócios do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) poderão ter acesso aos conteúdos do Cadastro Nacional de Barragens (CNB). O órgão possui uma base de dados sobre todas as 1,4 mil barragens existentes no Brasil. As informações são úteis para elaboração de projetos, construção, pesquisa científica e avaliações estatísticas sobre as barragens.


Bate-Papo
com o Núcleo Regional da Bahia

Confira no link "leia mais" o bate-papo com os integrantes da diretoria do Núcleo Regional da Bahia (NR-BA) sobre os anseios dos sócios, os projetos para a gestão e uma análise do setor no estado.


Participação do CBDB no SGTSIC-Barragens

O Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB participa, desde 2010, de trabalho sobre Segurança de Infraestruturas Críticas de Barragens, inserido no rol das competências da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Conselho de Governo,
e articulado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Consideram-se infraestruturas críticas as instalações, serviços, bens e sistemas cuja interrupção ou destruição, total ou parcial, provocará sério impacto social, ambiental, econômico, político, internacional ou à segurança do Estado e da sociedade, necessitando de medidas especiais de proteção. O trabalho tem como objetivos o levantamento das barragens críticas no País, a identificação das suas vulnerabilidades, a avaliação dos riscos que possam comprometer a continuidade dos serviços prestados e a proposição de medidas de proteção e segurança, no âmbito dos setores público e privado. Com conteúdo essencialmente preventivo, a tarefa é encontrar soluções antecipadas para situações que possam ocorrer nas barragens, auxiliando na tomada de decisão dos gestores, complementadas pela adoção oportuna de medidas e ações corretivas. Participam também: ANEEL, ANA, CODEVASF, DNOCS, IBAMA, MI, Defesa Civil e IME.






Nosso periódico, que tem por objetivo a publicação de artigos científicos e de relatos técnicos inerentes à engenharia de barragens em geral, é uma excelente oportunidade para divulgação do seu trabalho e técnica junto ao público barrageiro. Para a próxima edição, os artigos devem ser encaminhados até 30 de novembro de 2014 para o endereço cbdb@cbdb.org.br, em arquivo Word, observando-se as normas editoriais e os parâmetros de editoração disponíveis no sítio eletrônico informado no link abaixo (Leia Mais).
Caso o número de artigos recebidos seja maior que as possibilidades de inclusão na segunda edição, a ser publicada em maio de 2015, eles poderão ser publicados em edições posteriores, desde que aprovados pelo Conselho Editorial.
Estão disponíveis para venda espaços publicitários com valores bastante atraentes (patrocínios, anúncios institucionais, comerciais e profissionais), e que atingem diretamente seu público alvo! As especificações se encontram no sítio eletrônico do CBDB. As receitas a serem obtidas servirão para custear a publicação. Esperamos a costumeira colaboração, participação e apoio de todos. Para maiores detalhes de conteúdo clique em Leia Mais para acessar a Chamada de Artigos e Relatos Técnicos nº 01/2014 e os Membros do Conselho Editorial.

Notícias das Comissões Técnicas



Realização da Palestra Técnica seguida
de debate entre os participantes

CT-11 :: Comissão Técnica de Obras de Proteção e Contenção de Fluxo de Detritos - Dimitry Znamensky

Movimentos de Massa na Região da Serra do Mar
Data: 10 de fevereiro de 2014 (segunda-feira)
Local: Auditório da CDHU - Comissão de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - Secretaria de Habitação - Governo de São Paulo situado a Rua Boa Vista ,170; São Paulo - SP

Eventos Naturais Críticos, Escorregamentos e Corridas de Detritos
Prof. Dr. Engo. Dimitry Znamensky (Membro do CBDB, Coordenador da CT-11, CBDB NR-GO/DF)

Projeto e Execução de Barreiras Dinâmicas para proteção contra Corridas Detríticas
Prof. Dr. Engo. Felipe Gobbi (Membro do CBDB e da CT-11, Engo. Geotécnico da GEOBRUGG)


XVII Cobramseg 2014

Colaboração da CT-11 do CBDB para o Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, a ser realizado em Goiânia-GO, de 9 a 13 de setembro de 2014.


Convite para Colaboração na Comissão
de Barragens de Terra e Enrocamento

CT-05 :: Comissão de Barragens de Terra e Enrocamento – Ricardo Aguiar Magalhães

INTERFACES EM BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO
Diretrizes para Projeto, Construção e Monitoramento

Participe como colaborador deste importante trabalho! Já temos 8 novos Colaboradores, vindos de CE, MG, PR e RJ!

Clique no link abaixo para saber mais sobre o projeto.


Formas de contratação de serviços de Engenharia e Construção de Barragens

Realizada a 1ª reunião de Instalação da comissão CT-08, durante o Seminário de IX SNPMCH, em Curitiba, com a participação da maioria dos membros.

Em 28 de agosto de 2014, foi realizada a 2ª reunião, onde foram distribuídas as tarefas com itens de pesquisas já definidos, com participação de um dos membros por videoconferência. Ver fotos em anexo. Foi montado um calendário de reuniões, com a meta de apresentação do boletim técnico final da comissão durante o XXXI SNGB (após o de Foz do Iguaçu).

Notícias dos Núcleos


NRBA - Curso de Especialização em Segurança de Barragens

Aspectos Técnicos e Legais (lato sensu), promovida pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), através da CEASB – Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens e UCE – Universidade Corporativa da Embasa S.A.


NRCE – Eleição

No dia 20 do mês de junho, realizou-se reunião do Núcleo Regional do Ceará, para eleição da sua nova diretoria. Concorreu nesta eleição uma única chapa formada pelas sócias Ana Teresa Mattos Marques de Sousa Ponte (Diretora), Vanda Tereza Costa Malveira (Tesoureira) e Lucrécia Nogueira de Souza (Secretaria). Estiveram presentes a reuniao e votaram nesta eleição cinco sócios do Núcleo Ceará.


NR-GO/DF - Posse da Diretoria e Palestra

Ocorreu, no dia 28 de julho, a posse da nova diretoria regional NR-GO/DF:

Antonio Raimundo S. R. Coimbra - Diretor Geral regional
Gilson Gitirana Jr. - Vice-Diretor regional para Goiás
Álvaro Araujo - Vice-Diretor regional para Distrito Federal
Antonival Lima Albuquerque - Diretor de Comunicação
Joviano Miguel Fonseca - Secretário executivo

Nesta ocasião o Dr. Fabio Gennaro de Castro o Vice-Presidente do CBDB ministrou palestra abordando o atual e de grande interesse tema da: "Importância dos reservatórios para os aproveitamentos hidrelétricos".


NRMG - Informativo

O Núcleo Regional de Minas Gerais divulga seu boletim, comunicando sobre a agenda de atividades, convites, informações do CBDB e notícias.


NRMG - Palestra Projeto do Modelo Reduzido da PCH Salto Paraopeba

No dia 04 de setembro, os membros do Núcleo Regional de Minas Gerais tiveram o prazer de assistir à palestra “PROJETO DO MODELO REDUZIDO DA PCH SALTO PARAOPEBA”, proferida pelo Eng. Aloysio Portugal Maia Saliba, Engenheiro civil hidrólogo sênior e diretor da TEC3 Geotecnia e Recursos Hídricos Ltda., doutor em Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da UFMG. A palestra foi muito interessante e mostrou os desafios de se modelar fisicamente os processos de assoreamento do reservatório, para permitir estudar o melhor método de gerenciamento dos sedimentos. Os resultados mostram ser preciso distorcer a escala vertical do modelo para obter um arranjo adequado ao espaço e condições de simulação disponíveis. O projeto está sendo desenvolvido em um P&D em parceria com a Cemig GT.


NRPE - Posse da Diretoria Mandato 2014-2017

A eleição realizada no dia 31 de julho apresentou o seguinte resultado:

Diretor Regional - Aurélio Alves de Vasconcelos
Vice-Diretor Regional - Adilson Castello Branco Cunha
Diretor Secretário - José Aquino de Souza
Diretor Tesoureiro - Alberto Jorge T.C. Cavalcanti


NRPR – Boletim Informativo

O Núcleo Regional do Paraná divulga seu boletim, informando sobre atividades da nova diretoria, agenda de palestras técnicas, cursos e eventos do CBDB.


NRRJ - SEAERJ recebe CBDB para falar sobre as barragens do Brasil

No dia 19/08 a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do estado do Rio de Janeiro - SEAERJ - realizou a palestra “Barragens do Brasil”, onde estiveram presentes o diretor e o presidente do Comitê de Brasileiro de Barragens - CBDB - os engenheiros Luciano Varella e Flávio Miguez que dissertaram sobre as situações dos açudes brasileiros e os efeitos políticos e naturais que influenciaram o atual panorama hídrico do Brasil.


NRRS – Eleição

A composição da nova diretoria do Núcleo Regional do Rio Grande do Sul é a seguinte:

Diretora: Eng. Lúcia Wilhelm Véras de Miranda
Vice-Diretor: Eng. Marcelo Giulian Marques
Tesoureiro: Eng. Rafael André Wiest
Secretário: Eng. Roberto Arsego Zuch


NRSP - Homenagem a Paulo Teixeira da Cruz

Em 21 de agosto o Núcleo Regional de São Paulo organizou evento em homenagem ao Professor Paulo Teixeira da Cruz, em comemoração aos seus 80 anos. Autor de dois livros que são referência a todos os que estudam e trabalham com barragens, além de ser Professor e Engenheiro Consultor recebeu a presente homenagem através de depoimentos de colegas, discípulos e amigos. Foram convidados pelo NRSP para externar fatos de convivência ao longo da brilhante carreira profissional do Prof. Paulo Cruz, Faiçal Massad, Shoshana Signer, Fernão Paes de Barros, Guido Guidicini, Manoel de Souza Freitas Jr. e Regina Moretti. O evento contou ainda com a presença do Presidente do CBDB, Brasil Pinheiro Machado e do Vice Presidente Fabio De Gennaro Castro.


NRSP - Eleição

A eleição realizada no dia 21 de Agosto apresentou o seguinte resultado:

Diretor – Clovis Ribeiro de Moraes Leme
Vice Diretor – Fabio Luiz Ramos de Abreu
Secretário – Ronaldo Rocha
Tesoureiro – Paulo Victor C. Branco Braun

Notícias enviadas pelos sócios

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações
  • XXX SNGB - Seminário Nacional de Grandes Barragens
    - 12 a 14/05/2015
    - Foz do Iguaçu/PR

Agenda


Sócios Mantenedores


Diretoria CBDB

Presidente
Brasil P. Machado

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Luciano Nobre Varella

Diretor de Comunicações
Ricardo Aguiar Magalhães

Diretor Técnico
Carlos Henrique Medeiros

Conselho Deliberativo

Alberto S. F. J. Sayão
Aurélio Alves de Vasconcelos
Brasil Pinheiro Machado
Carlos Henrique Medeiros
Cleber José de Carvalho
Denise Araújo Vieira Krüger
Dimilson Pinto Coelho
Fabio De Gennaro Castro
Gilson Machado da Luz
João Francisco A. Silveira
José Bernardino Botelho
Luciano Nobre Varella
Marcos Luiz Vasconcellos
Paulo Coreixas Junior
Rodrigo Junqueira Calixto
Ricardo Aguiar Magalhães
Teresa Cristina Fusaro
Walton Pacelli de Andrade

Membros Vitalícios

Cássio Baumgratz Viotti
Edilberto Maurer
Erton Carvalho
Flavio Miguez de Mello

Comissão Fiscal

Alberto Jorge T. Cavalcanti
Étore Funchal de Faria
Fernanda Otto Springer
Paula Luciana Divino

Comissões Técnicas Nacionais

Registro de Barragens
Sérgio C. Pimenta
Segurança de Barragens
Fábio De Gennaro Castro
Barragens de Concreto
José Marques Filho
Hidráulica em Barragens
Brasil P. Machado
Barragens de Terra
e Enrocamento
Ricardo Aguiar Magalhães
Barragens de Enrocamento
com Face de Concreto
Bayardo Materon
Barragens de Rejeitos
Joaquim Pimenta de Ávila
Formas de Contratação de
Serviços de Eng. e Const.
Sergio Abu Jamra Misael
Impacto Ambiental de
Barragens e Reservatórios
Antonio Coimbra
Pesquisa, Desenvolvimento e
Inovação Técnica
Denise Araujo Vieira Kruger
Obras de Proteção e Contenção
de Fluxo de Detritos
Dimitry Znamensky

Comitês Técnicos Internacionais

Concrete for Dams
José Marques Filho
Dam Safety
Fábio De Gennaro Castro
Hydraulics for Dams
Brasil Pinheiro Machado
Embankment Dams
Cássio Baumgratz Viotti
Public Awareness and Education
Miguel Z. Sória
Prospective and New
Challenges for Dams
Flavio Miguez de Mello
River Basin Management
Erton Carvalho
Tailing Dams and
Waste Lagoons
Joaquim Pimenta de Ávila
The World Register of Dams
and Documentation
Sérgio C. Pimenta

Núcleos Regionais

Clique nos links dos Núcleos
para obter mais informações
NRBA - Bahia

Diretor Regional
Roberto Facchinetti
Vice-Diretor Regional
Carlos Henrique Medeiros
Diretor Técnico
José Mário Miranda
Diretora Secretária
Maria da Graça Maia Lopes
Diretor de Comunic. Regional
Jorge Luís Rocha de Amorim


NRCE - Ceará

Diretora Regional
Ana Teresa de Sousa Ponte
Secretária
Lucrecia Nogueira de Sousa
Tesoureira
Vanda Tereza Costa Malveira


NRGO/DF - Goiás/Distrito
Federal

Diretor Regional
Antonio Raimundo Coimbra
Vice-Diretor Regional GO
Gilson Gitirana Jr.
Vice-Diretor Regional DF
Álvaro Araujo
Diretor de Comunicação
Antonival Lima Albuquerque
Secretário Executivo
Joviano Miguel Fonseca


NRMG - Minas Gerais

Diretora Regional
Teresa Cristina Fusaro
Vice-Diretor Regional
Cléber José de Carvalho
Diretor Técnico Regional
Carlos Barreira Martinez
Diretor de Comunic. Regional
Aloyso Portugal Maia Saliba
Secretário Regional
Rodrigo de Melo


NRPR - Paraná

Diretor Regional
Carlos Infante
Secretária
Silvia Frazão Matos
Tesoureiro
Marcos Alberto Soares


NRPE - Pernambuco

Diretor Geral
Aurélio Alves de Vasconcelos
Vice-Diretor Geral
Adilton Castello Branco
Diretor Secretário
José Aquino de Souza
Diretor Tesoureiro
Alberto Jorge Cavalcanti


NRRJ - Rio de Janeiro

Diretor Regional
Celso Jose Pires Filho
Vice Diretor Regional
Leticia Costa Manna Leite
Diretor Técnico/Tesoureiro
Isaac Benchimol
Secretário
Maria do Carmo Cavalcanti
Adjuntos
Marco Antonio Ramidan
Ricardo Moreira Soares


NRRS - Rio Grande do Sul

Diretora
Lúcia Miranda
Vice-Diretor
Marcelo Giulian Marques
Tesoureiro
Rafael André Wiest
Secretário
Roberto Arsego Zuch


NRSC - Santa Catarina

Diretor Regional
Sérgio Corrêa Pimenta
Vice Diretor Regional
Joao Raphael Leal
Diretor Técnico
Rafael Fernandes Pereira
Secretário
Francisco Carlos dos Santos


NRSP - São Paulo

Diretor Regional
Clovis Ribeiro Leme
Vice Diretor Regional
Fabio Luiz Ramos de Abreu
Secretário
Ronaldo Rocha
Tesoureiro
Paulo Victor Braun

Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais