Edição Especial :: Noruega
Especial

ESPECIAL 83rd Annual Meeting and
25th Congress on Large Dams – ICOLD Stavanger / Noruega / Junho / 2015

“A participação global no evento de Stavanger foi de 999 inscritos (número oficial) e aproximadamente 250 acompanhantes. O numero de brasileiros foi de 20 inscritos e 11 acompanhantes. Deste total a representação do CBDB foi de 11 membros:

Brasil P. Machado
Fábio de G. Castro
Carlos Henrique Medeiros
Luciano Varella
Cássio Viotti
Flávio Miguez
Edilberto Maurer
Erton Carvalho
Miguel Sória
Joaquim Pimenta de Ávila
Sérgio Pimenta
José Marques

Brasil Machado, Fábio Castro e Carlos H. Medeiros, respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Diretor Técnico do CBDB foram os representantes oficiais com poder de voto na Assembleia Geral. São, além disso, membros de Comitês Técnicos. Cássio Viotti é ex-presidente do ICOLD e Maurer e Miguez são ex-vice presidentes do ICOLD. São também membros oficiais de comitês técnicos do ICOLD representando o CBDB, assim como também todos os demais listados.


Comitês Técnicos Internacionais
Relatos - Stavanger/Noruega





Concrete for Dams 

José Marques Filho

As principais atividades desenvolvidas pelo Comitê e discutidas na reunião estão listadas a seguir, e estão descritas e comentadas no item 4. O Committee on Concrete Dams tem se mostrado muito ativo, com várias iniciativas interligadas.

• Boletim de Seleção de Materiais para Barragens de Concreto
• Atualização do Boletim de CCR (incluindo RCD)
• Levantamento de Dados de Desempenho de Barragens de CCR
• Boletim sobre Fenômenos Expansivos em Barragens de Concreto
• Boletim sobre Juntas e Vedajuntas
• Artigo sobre Construção Sustentável de Barragens de Concreto
• Estudo para Descomissionamento de Barragens de Concreto – Opções para reciclagem
• Banco de Dados sobre Propriedades Físicas de Barragens de Concreto
• Banco de Dados com Barragens com Reações Expansivas
• Apoio ao Novo Comitê e Boletim sobre Seleção do Tipo de Barragem





Dam Safety
Carlos Henrique Medeiros

Os Bulletins previstos para 2015, são os seguintes:

• Dams and Resetlement,
• Dams Safety and Earthquaque (position paper)
• Small Dams,
• Dam Surveilance,
• Dam in Tropical Residual Soils,
• Internal Erosion,
• Operation Phases of Dam Life Cycle,
• Regulation of Dam Safety: An Overview of Current Practice Worldwide.





Hydraulics for Dams 

Brasil Pinheiro Machado

O Comitê está preparando um boletim técnico sobre “Progressos e Inovações no Projeto de Vertedouros” focado nas realizações ocorridas nas últimas três décadas. A reunião de Stavanger foi a sétima reunião destas fase do comitê de hidráulica, e deve concluir estes trabalhos até a reunião de Johannesburgo, em maio de 2016. Os seguintes temas serão incluídos no boletim e são objeto dos trabalhos do grupo:

• Vertedouros de grande capacidade (Q>20.000 m3/s)
• Vertedouros de alta queda e dissipação de energia
• Vertedouros em degraus
• Vertedouros em labirinto
• Vertedouros PKW
• Vertedouros em túnel e em vórtice
• Vertedouros em climas muito frios
• Modelagem matemática e física no projeto de vertedouros
• Custo, economia e riscos no projeto de vertedouros.

Além destes assuntos o Comitê de Hidráulica está participando em conjunto com o Comitê “Flood Evaluation and Dam Safety” de um novo boletim sobre a descarga por vertedouros de detritos flutuantes e sedimentos.





Embankment Dams 

Cássio Baumgratz Viotti

As atividades do Comitê se dividiram em duas partes. No dia 13 à tarde ocorreram 2 Workshops, um sobre o Boletim 164 – “Internal erosion of existing dams, levees and dikes, and their foundations - Part 1” and Part 2 (futuro boletim) e outro sobre “Asphaltic Core in Embankment Dams”. Workshops sobre os boletins produzidos pela ICOLD foram estabelecidos para uma avaliação dos resultados obtidos e transferência de tecnologia. O primeiro workshop foi conduzido por Rodney Bridle (part 1); Jean-Jacques Fry (part 2). O segundo (Asphaltic Core Dams) foi conduzido por Helge Saxegaard e Peter Tschertnutter. Eles falaram sobre o status da revisão do antigo boletim anteriormente publicado pela ICOLD. Além disso, foram mostrados casos de barragens com núcleo asfáltico. No dia 14, manhã e tarde, ocorreu a reunião do Comitê técnico com grande participação dos membros e de ouvintes. Inicialmente foram mencionados os temas a serem discutidos na Questão 98 "Embankments and Tailings Dams", cujo relator foi o Dr. Xu Zeping e cujo presidente da sessão foi o coordenador do Comitê E, Jean-Pierre Tournier. Em seguida foi comunicado um pedido do Presidente Adama Nombre de que se criasse um grupo de estudos no nosso comitê para discutir fundações em solos tropicais. J.P. Tournier vai convidar Nombre para coordenar esse grupo de estudos. Posteriormente, Rod Bridle repetiu alguns conceitos do Boletim 164, que corresponde à 1ª parte do texto sobre erosão interna e discorreu sobre o status da parte 2, que constará de: Investigations, Testing, Monitoring and Detection, Remediation and Case Histories. Após isso foi discutido o status do boletim sobre barragens de núcleo asfáltico. Depois foi apresentada a minuta do boletim sobre geotêxteis, a qual está resultando num trabalho muito interessante e informativo. Em seguida, Juha Laasonen, da Finlândia, apresentou um caso histórico de “Management of Dam Incident”. Antonio Soriano, da Espanha, coordenará a preparação pelo Comitê Espanhol de um texto sobre “Filters-Drains, Transition and Slope Protection”. Além da participação no Comitê E, destaco a visita à barragem Svartevatn (uma das visitas técnicas), onde estão sendo realizados ensaios de galgamento de enrocamento em escala natural.






Public Awareness
and Education 



Miguel Z. Sória

Este comitê técnico tem por objeto desenvolver o relacionamento da ICOLD com os meios de comunicação em geral, bem como tratar dos assuntos relacionados à organização da memória técnica da ICOLD, sua sistematização e explicitação por meio de publicações e uso de mídias que tornam acessíveis aos técnicos e ao público em geral conhecimentos sobre recursos hídricos, barragens e outros temas correlatos. Um dos principais trabalhos realizados pelo COPAE é o de revisão e de atualização do Plano de Comunicação e Estratégia da ICOLD 2000; detalhes no Termo de Referência do COPAE na área restrita para membros da ICOLD.
De acordo com os anais do conclave (Questions 96, 97, 98, 99 Communications), foram selecionados 187 trabalhos, distribuídos nas quatro questões: 96 - Inovação e utilização de barragens e reservatórios (41 trabalhos), 97 – Vertedouros (45 trabalhos), 98 – Aterros e barragens de rejeitos (41 trabalhos) e 99 - Modernização e reengenharia de barragens existentes (55 trabalhos). Essa quantidade de trabalhos foi superior à do congresso anterior, Kyoto em 2012, em que foram apresentados 160 trabalhos, mas inferior ao de Viena em 1991, com seu recorde de 275 trabalhos. Das sessões de apresentação presencial dos trabalhos da Questão 96 – Inovação e utilização de barragens e reservatórios - nos chamaram a atenção dois deles, que de alguma forma estão relacionados ou são relacionáveis com a realidade brasileira, que julgamos serem dignos de nota, como explanaremos na sequência.




Prospective and New
Challenges for Dams 


Flavio Miguez de Mello

A redação do boletim abrangente encontra-se 75% concluída com adendos de alguns membros, aí incluídas contribuições do membro brasileiro. São esperadas para os próximos meses contribuições de “case histories” que devem abranger todas as regiões. Para tanto, o membro brasileiro deverá contribuir com relatos da América Latina. No texto do boletim haverá ampliações visando aspectos de reservação de água, projetos multinacionais e de urbanização. Foi discutida minuta de documento sobre barragens com pequenos níveis de risco (em geral pequenas barragens) que incluiu contribuição brasileira quanto à classificação de barragens no País. Será feita uma pesquisa sobre pequenas barragens existentes no Brasil, nos USA, no Marrocos, na França, na Indonésia e no Japão. A pesquisa visará a quantidade de pequenas barragens nesses países, os incidentes e os colapsos ocorridos. Um relatório será minutado sobre barragens no mar. Foi discutido um texto preliminar sobre barragens para mitigação dos efeitos de cheias. O texto final focará apenas barragens que tenham essa finalidade única e específica.





River Basin Management 

Erton Carvalho

Os assuntos apresentados e discutidos compreenderam:

• O relatório a ser publicado e divulgado pela ICOLD cuja conclusão está prevista para a próxima reunião anual deverá conter exemplos preferencialmente de todos os continentes enfocando os aproveitamentos múltiplos dos recursos hídricos das grandes bacias hidrográficas consubstanciando os benefícios econômicos e sociais, bem como os impactos ambientais decorrentes.
• A bacia do rio Amazonas totalizando mais de 6 (seis) milhões de Km,2 abrangendo os países Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela, deverá ser um dos destaques do referido relatório a ser produzido pelo representante brasileiro dessa comissão. Como comentado na reunião, este relatório deverá enfocar os programas sobre os usos múltiplos dos aproveitamentos dos recursos hídricos da bacia, principalmente a geração de energia hidroelétrica e a navegação. Os respectivos benefícios econômicos e sociais e os impactos ambientais, decorrentes dos empreendimentos a serem implantados, devem ser considerados como parte de um planejamento integrado tendo em vista os recursos naturais, as áreas de preservação e a população indígena.




Tailing Dams and
Waste Lagoons

Joaquim Pimenta de Ávila

A comissão trabalha na atualização das informações de boletins anteriores e foi decidido priorizar a elaboração de um novo boletim designado de “Tailings Technological Update”. Além deste boletim está sendo feito um trabalho sobre os acidentes mais recentes de barragens de rejeitos.




The World Register of
Dams and Documentation 


Sérgio C. Pimenta

Objeto dos trabalhos atuais Comissão de Registro e Documentação de Barragens (WRD).

• Comissão de Registro mantida continuamente para atualização anual do banco de dados do ICOLD.
• Contatos devem ser contínuos com comitês nacionais de países membros e não membros (não oficial) de nossa responsabilidade.
• Transmissão imediata de novos dados para o escritório central via chairman.





Public Safety Around Dams

Edilberto Maurer - Observador

Basicamente o Comitê tem dois objetivos definidos, quais sejam, a preparação de um “State of Practice Report” e um Boletim Técnico definindo “Guidelines for Public Safety Around Dams”. O primeiro documento já tem uma versão preliminar redigida e foi apresentado e discutido na reunião de Stavanger, sofrendo apenas pequenas alterações e ajustes de redação e será agora posto em circulação entre os Comitês Nacionais para ser conhecido e comentado até 30 de setembro de 2015.



Integrated Operation
of Hydropower
Stations
and Reservoirs 


Luciano Nobre Varella

A reunião constou basicamente da revisão completa da minuta ja existente do Bulletin “ Integrated Operation of Hydro Power Stations and Reservoirs” previamente enviada aos membros da comissão de acordo com a seguinte itemização:

1 - Introduction
2 - Reservoir Operating Criteria
3 - Hydropower Operating Criteria
4 - Joint Regulation of Reservoirs and Hydropower Stations
5 - Specific Cases
5.1 - Ariege Cascades in France
5.2 - Dez River System in Iran
5.3 - Kiso River Case Study in Japan
5.4 - Tennessee Valley River System in USA
5.5 - Upper Rhone River valley in Switzerland





Multipurpose Water Storage 
 

Fábio De Gennaro Castro

No seminário foi apresentada a metodologia utilizada, Cross Impact Analysis e estimulado o questionamento sobre a situação atual e tendência do uso dos recursos hídricos em cada país membro. Foi solicitado pelo Chairman que os membros que quisessem colocassem sua visão sobre o tema em seus respectivos países, o que fiz sobre a situação brasileira. Na reunião da Comissão, no dia 14, como estavam algumas pessoas que não estiveram no seminário, também foi feita uma rodada de apresentações. O material do “boneco” do relatório havia sido distribuído previamente a todos os participantes, com exceção a mim por ser representante novo e foi feito um exercício em cima de uma matriz de Cross Impact Analysis, com a avaliação de cada elemento na condição geral, objetivando nivelar conceitos e estimulando a participação de todos com respeito à análise final. Foi solicitado que cada membro revisasse a tabela, conforme sua sensibilidade e de acordo com a base de dados de seu pais, enviando o resultado no mês de setembro, assim como um ou dois casos de Usos Múltiplos que eventualmente possam integrar o anexo correspondente.




Eventos CBDB
Clique nos links dos eventos
para obter mais informações

Agenda

Diretoria CBDB
Presidente
Brasil P. Machado
Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro
Diretor Secretário
Luciano Nobre Varella
Diretor de Comunicações
Ricardo Aguiar Magalhães
Diretor Técnico
Carlos Henrique Medeiros

Conselho Deliberativo
Membros Eleitos
Alberto S. F. J. Sayão
Aurélio Alves de Vasconcelos
Brasil Pinheiro Machado
Carlos Henrique Medeiros
Cleber José de Carvalho
Denise Araújo Vieira Krüger
Dimilson Pinto Coelho
Fabio De Gennaro Castro
Gilson Machado da Luz
João Francisco A. Silveira
José Bernardino Botelho
Luciano Nobre Varella
Marcos Luiz Vasconcellos
Paulo Coreixas Junior
Rodrigo Junqueira Calixto
Ricardo Aguiar Magalhães
Teresa Cristina Fusaro
Walton Pacelli de Andrade
Membros Vitalícios
Cássio Baumgratz Viotti
Edilberto Maurer
Erton Carvalho
Flavio Miguez de Mello

Comissão Fiscal
Alberto Jorge T. Cavalcanti
Étore Funchal de Faria
Fernanda Otto Springer
Paula Luciana Divino

Comissões Técnicas



Nacionais
Registro de Barragens
Sérgio C. Pimenta
Segurança de Barragens
Carlos Henrique Medeiros
Barragens de Concreto
José Marques Filho
Hidráulica em Barragens
Brasil P. Machado
Barragens de Terra e Enrocamento
Ricardo Aguiar Magalhães
Barragens de Enrocamento
com Face de Concreto
Bayardo Materon
Barragens de Rejeitos
Joaquim Pimenta de Ávila
Formas de Contratação de
Serviços de Engenharia e Construção
Sergio Abu Jamra Misael
Impacto Ambiental de
Barragens e Reservatórios
Em processo de renovação
Pesquisa, Desenvolvimento e
Inovação Técnica
Denise Araujo Vieira Kruger
Obras de Proteção e Contenção
de Fluxo de Detritos
Dimitry Znamensky
Usos Múltiplos de Reservatórios
Fabio De Gennaro Castro

Comitês Técnicos



Internacionais
Concrete for Dams
José Marques Filho
Dam Safety
Carlos Henrique Medeiros
Hydraulics for Dams
Brasil Pinheiro Machado
Embankment Dams
Cássio Baumgratz Viotti
Public Awareness and Education
Miguel Z. Sória
Prospective and New
Challenges for Dams
Flavio Miguez de Mello
River Basin Management
Erton Carvalho
Tailing Dams and Waste Lagoons
Joaquim Pimenta de Ávila
The World Register of Dams
and Documentation
Sérgio C. Pimenta
Integrated Operation of Hydropower
Stations and Reservoirs
Luciano Nobre Varella
Multipurpose Water Storage
Fábio De Gennaro Castro

Núcleos Regionais
NRBA - Bahia
Diretor Regional
Roberto Facchinetti
Vice-Diretor Regional
Carlos Henrique Medeiros
Diretor Técnico
José Mário Miranda
Diretora Secretária
Maria da Graça Maia Lopes
Diretor de Comunic. Regional
Jorge Luís Rocha de Amorim

NRCE - Ceará
Diretora Regional
Ana Teresa de Sousa Ponte
Secretária
Lucrecia Nogueira de Sousa
Tesoureira
Vanda Tereza Costa Malveira

NRGO/DF - Goiás/Dist. Federal
Diretor Regional
Em processo de renovação
Vice-Diretor Regional GO
Gilson Gitirana Jr.
Vice-Diretor Regional DF
Álvaro Araujo
Diretor de Comunicação
Antonival Lima Albuquerque
Secretário Executivo
Joviano Miguel Fonseca

NRMG - Minas Gerais
Diretora Regional
Teresa Cristina Fusaro
Vice-Diretor Regional
Cléber José de Carvalho
Diretor Técnico Regional
Carlos Barreira Martinez
Diretor de Comunic. Regional
Aloyso Portugal Maia Saliba
Secretário Regional
Rodrigo de Melo

NRPR - Paraná
Diretor Regional
Carlos Infante
Secretária
Silvia Frazão Matos
Tesoureiro
Marcos Alberto Soares

NRPE - Pernambuco
Diretor Geral
Aurélio Alves de Vasconcelos
Vice-Diretor Geral
Adilton Castello Branco
Diretor Secretário
José Aquino de Souza
Diretor Tesoureiro
Alberto Jorge Cavalcanti

NRRJ - Rio de Janeiro
Diretor Regional
Celso Jose Pires Filho
Vice Diretor Regional
Leticia Costa Manna Leite
Diretor Técnico/Tesoureiro
Isaac Benchimol
Secretário
Maria do Carmo Cavalcanti
Adjuntos
Marco Antonio Ramidan
Ricardo Moreira Soares

NRRS - Rio Grande do Sul
Diretora
Lúcia Miranda
Vice-Diretor
Marcelo Giulian Marques
Tesoureiro
Rafael André Wiest
Secretário
Roberto Arsego Zuch

NRSC - Santa Catarina
Diretor Regional
Sérgio Corrêa Pimenta
Vice Diretor Regional
Joao Raphael Leal
Diretor Técnico
Rafael Fernandes Pereira
Secretário
Francisco Carlos dos Santos

NRSP - São Paulo
Diretor Regional
Clovis Ribeiro Leme
Vice Diretor Regional
Fabio Luiz Ramos de Abreu
Secretário
Ronaldo Rocha
Tesoureiro
Paulo Victor Braun

Apoio Logístico e



Operacional do CBDB
Superintendente
Pedro Paulo Sayão Barreto
Gerente de Eventos
Rita Marques Pitta
Secretária
Marise Marinho
Administrativo
Marcos Paulo Trindade
Vitor Codeço


www.cbdb.org.br cbdb@cbdb.org.br 55 21 2528.5320

Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais