Edição Especial :: Johannesburg
Editorial

Observações sobre documento do Greenpeace

O GREENPEACE acaba de divulgar na mídia internacional um trabalho técnico que pretende analisar os impactos negativos da realização de barragens na Amazônia Brasileira. Estas barragens estão planejadas para permitir a geração de energia elétrica, que por meio de conexão ao Sistema Interligado Nacional, contribuiriam para as atender as necessidades crescentes do desenvolvimento econômico do Brasil.

Especial

84ª reunião executiva da CIGB-ICOLD em Johannesburg

A reunião da Comissão Internacional de Grandes Barragens ocorreu em Johannesburg, África do Sul entre os dias 15 e 20 de maio de 2016. O programa geral
foi o seguinte:


a. reunião da Diretoria (Board) da CIGB-ICOLD;
b. reunião dos Presidentes de Comitês Técnicos e Workshops de comitês selecionados sobre o andamento de seus trabalhos;
c. reuniões dos Comitês Técnicos e reuniões de clubes regionais incluindo a INCA;
d. simpósio sobre Tecnologias de Barragens e apresentação folclórica;
e. “technical tours” de um dia de duração;
f. assembleia geral da CIGB-ICOLD e jantar de despedida.


Comitês Técnicos Internacionais
Relatos - Johannesburg/África do Sul





Hidraulics for Dams 

Brasil Pinheiro Machado

O objetivo desta reunião foi a aprovação dos textos produzidos pelos membros ao longo dos últimos 6 anos e que se encontram praticamente completos e editados na língua inglesa em versão semi-final. Com a aprovação dos membros da Comissão o Coordenador deverá preparar a versão final em inglês e submeter à apreciação da Direção do ICOLD que, se aprovar, providenciará a distribuição aos 96 comitês nacionais do ICOLD e a subsequente tradução para o francês. Desta forma esta reunião foi a última prevista para esta fase da Comissão de Hidráulica de Barragens, e a partir do próximo ano um novo objetivo será definido.

O Boletim em preparo pela Comissão de Hidráulica de Barragens do ICOLD tem o seguinte título:

TECHNICAL ADVANCEMENTS IN SPILLWAY DESIGN
Progress and Innovations from 1985 to 2015


O conteúdo é dividido em 10 capítulos, como segue:
Capítulo 1 – INTRODUÇÃO
Capítulo 2 – VERTEDOUROS DE GRANDE CAPACIDADE (acima de 20.000 m3/s)
Capítulo 3 – VERTEDOUROS DE ALTA QUEDA - DISSIPAÇÃO DE ENERGIA A JUSANTE E CONTROLE DA EROSÃO
Capítulo 4 – VERTEDOUROS EM DEGRAU
Capítulo 5 – VERTEDOUROS EM LABIRINTO
Capítulo 6 – VERTEDOUROS TIPO PKW
Capítulo 7 – VERTEDOUROS EM TÚNEL
Capítulo 8 – VERTEDOUROS EM CLIMAS ULTRA-FRIOS E AÇÃO DO GELO
Capítulo 9 – MODELOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS – APLICAÇÕES AO PROJETO DE VERTEDOUROS
Capítulo 10 – CUSTOS, RISCOS E SEGURANÇA NO PROJETO DE VERTEDOUROS





Multipurpose Water Storage
Fabio DeGennaro Castro

Comissão R – Reservatórios de Usos Múltiplos

Nesta reunião na África do Sul as atividades em si constaram de um Workshop aberto e uma reunião específica da Comissão em si. O primeiro, ocorrido na tarde do dia 16 próximo passado e a reunião em si no dia 17, também à tarde, mesmo dia em que ocorreu a reunião da INCA. O Workshop teve participação de menos de trinta pessoas e foi dividido em três partes, uma introdutória feita pelo Chairman, Alessandro Palmieri, onde colocou que o boletim da comissão constaria de dois volumes, a saber, a parte geral, conceitual e um Anexo, com exemplos de países, divididos em dois grupos. O Grupo1 conterá os casos chineses, pelo seu número elevado e o Grupo 2, os casos dos demais países amostrados, dezoito no caso. A segunda parte foi conduzida por Craig, da Nova Zelândia, o qual tratou resumidamente dos casos do Grupo 2, uma vez que no Workshop não havia representante da China presente. A terceira parte constou de debates sobre o tema geral e sobre o anexo do Grupo2.





Dam Safety 

Carlos Henrique Medeiros

Apresentamos o relatório técnico sobre os principais tópicos apresentados e discutidos na, no dia 17/05/2016, na reunião da comissão de segurança de barragens (CODS – Committe On Dam Safety). A reunião transcorreu rigorosamente dentro do prazo e em cumprimento da agenda estabelecida. O presidente do CODS Andy Zelinsky, abriu a reunião com o tópico: Information from ICOLD Anual Meeting of Chairman and Vice- Chairman, Hans Janssen. O Chairman iniciou a reunião informando a todos a decisão da diretoria do ICOLD sobre a extensão de prazos de atividades e criação de novas comissões técnicas, respectivamente: Public Safety Around Dam (cujas atividades foram prorrogadas, por mais 4 anos) e criação da comissão: Dam and Tropical Soil Commission (sem representante do CBDB, considerando ser esse um tipo de solo, de relevante interesse para a nossa engenharia e objeto de discussão em eventos promovidos por assocações parceiras: ABMS e ABGE) - sem data ainda definida para seu funcionamento. Cabe lembrar que, para a Committee on Public Safety Around Dam, deverá ser indicado o colega Ricardo Aguiar Magalhães. Merece destaque a citação do compromisso do ICOLD, em providenciar a confecção de pelo menos, 7 (sete) publicações técnicas (Boletins) sobre os seguintes temas:

· Dam Replacement,
· Dam Design Parameters,
· Small Dams,
· Dam Surveillance,
· Inspection of Dams Following Earthquakes,
· Dam Safety (Review Bulletin) e,
· Internal Erosion (volume 1)




Tailing Dams and
Waste Lagoons 


Joaquim Pimenta

Conforme a agenda em anexo a reunião abordou aspectos da atual prática profissional de engenharia na gestão, projeto, construção e operação de barragens de rejeitos. Ênfase principal nos recentes acidentes de maior significado como Mont Polley (Canadá) e Fundão, Samarco, Brasil. O Chairmen da comissão (Harvey Mac Leod, Klohn Crippen Bergen) está participando da maioria das ações relativas a estes acidentes, tanto Mont Polley como Samarco. Assim relatou as diversas atividades que se observa no meio técnico internacional relativas à segurança de barragens de rejeitos. Em resumo:

No Canadá: as discussões sobre a ruptura de Mont Polley ainda repercutem a necessidade de revisão dos procedimentos de gestão e necessidade de investigações geológicas e geotécnicas mais detalhadas para a implantação das barragens. Como uma das causas apontadas apara a ruptura de Mont Polley foi a deficiência de investigações estes assunto voltou à discussão. Também os procedimentos de gestão estão sendo revistos, principalmente o papel e responsabilidades do chamado “EOR=Engineer of Records”, que no Canadá é considerado peça chave na segurança de barragens e rejeitos uma vez que este profissional é o centro das informações de uma barragem e nada deve passar sem seu conhecimento, sendo ele o responsável por diligenciar as ações relacionadas à segurança.

Na Universidade de Columbia USA, um grupo voltado à segurança de barragens vem pesquisando possíveis formas de aglutinar informações sobre acidentes de barragens de rejeitos buscando algorítimos que possam consolidar informações relevantes.

• No mundo todo o assunto vem sendo debatido uma vez que os acidentes continuam a ocorrer e nem todos são divulgados.



Comitê técnico de conscientização pública e educação da ICOLD (COPAE)


Miguel Z. Sória

Este comitê técnico tem por objeto desenvolver o relacionamento da ICOLD com os meios de comunicação em geral, bem como tratar dos assuntos relacionados à organização da memória técnica da ICOLD, sua sistematização e explicitação por meio de publicações e uso de mídias que tornam acessíveis aos técnicos e ao público em geral conhecimentos sobre recursos hídricos, barragens e outros temas correlatos. Um dos principais trabalhos realizados pelo COPAE é o de revisão e de atualização do Plano de Comunicação e Estratégia da ICOLD 2000; detalhes no Termo de Referência do COPAE neste link (área restrita para membros da ICOLD). A agenda da reunião, realizada das 9h às 13h, que foi presidida pelo Chairman Peter Mulvihill (Nova Zelândia), teve como temas: introdução, revisão da composição do comitê, apresentação de novos representantes, revisão da agenda da reunião, comentários sobre a ata da reunião anterior (Stavanger), Termo de Referência 2015-2018, novo website da ICOLD-CIGB (setembro próximo), uso do Twitter (e outras mídias sociais) pelos comitês nacionais, relato das atividades de cada comitê nacional, projeto de produção de vídeo-documentário institucional da CIGB-ICOLD, disponibilidade de apresentações em PowerPoint, barragem da Samarco em Mariana (acidente), atualização da publicação “Benefits of Dams”, discussões sobre questões atuais e planos de trabalhos futuros.

Notícias enviadas pelos sócios


Visita a Barragem
Rust de Winter

Notícia enviada por João Francisco Alves Silveira

A Barragem de Enrocamento com Face de Concreto Rust de Winter foi construída em 1934 e alteada em ~5,00 m mais recentemente.




Eventos CBDB
Clique nos links dos eventos
para obter mais informações

Agenda

Diretoria CBDB
Presidente
Brasil P. Machado
Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro
Diretor Secretário
Luciano Nobre Varella
Diretor de Comunicações
Ricardo Aguiar Magalhães
Diretor Técnico
Carlos Henrique Medeiros

Conselho Deliberativo
Membros Eleitos
Alberto S. F. J. Sayão
Aurélio Alves de Vasconcelos
Brasil Pinheiro Machado
Carlos Henrique Medeiros
Cleber José de Carvalho
Denise Araújo Vieira Krüger
Dimilson Pinto Coelho
Fabio De Gennaro Castro
Gilson Machado da Luz
João Francisco A. Silveira
José Bernardino Botelho
Luciano Nobre Varella
Marcos Luiz Vasconcellos
Paulo Coreixas Junior
Rodrigo Junqueira Calixto
Ricardo Aguiar Magalhães
Teresa Cristina Fusaro
Walton Pacelli de Andrade
Membros Vitalícios
Cássio Baumgratz Viotti
Edilberto Maurer
Erton Carvalho
Flavio Miguez de Mello

Comissão Fiscal
Alberto Jorge T. Cavalcanti
Étore Funchal de Faria
Fernanda Otto Springer
Paula Luciana Divino

Comissões Técnicas



Nacionais
Registro de Barragens
Sérgio C. Pimenta
Segurança de Barragens
Carlos Henrique Medeiros
Barragens de Concreto
José Marques Filho
Hidráulica em Barragens
Brasil P. Machado
Barragens de Terra e Enrocamento
Ricardo Aguiar Magalhães
Barragens de Enrocamento
com Face de Concreto
Bayardo Materon
Barragens de Rejeitos
Joaquim Pimenta de Ávila
Formas de Contratação de
Serviços de Engenharia e Construção
Sergio Abu Jamra Misael
Impacto Ambiental de
Barragens e Reservatórios
Em processo de renovação
Pesquisa, Desenvolvimento e
Inovação Técnica
Suspensa
Obras de Proteção e Contenção
de Fluxo de Detritos
Dimitry Znamensky
Usos Múltiplos de Reservatórios
Fabio De Gennaro Castro

Comitês Técnicos



Internacionais
Concrete for Dams
José Marques Filho
Dam Safety
Carlos Henrique Medeiros
Hydraulics for Dams
Brasil Pinheiro Machado
Embankment Dams
Cássio Baumgratz Viotti
Public Awareness and Education
Miguel Z. Sória
Prospective and New
Challenges for Dams
Flavio Miguez de Mello
River Basin Management
Ricardo Aguiar Magalhães
Segurança da população no
Entorno de Barragens
Erton Carvalho
Tailing Dams and Waste Lagoons
Joaquim Pimenta de Ávila
The World Register of Dams
and Documentation
Sérgio C. Pimenta
Integrated Operation of Hydropower
Stations and Reservoirs
Luciano Nobre Varella
Multipurpose Water Storage
Fábio De Gennaro Castro

Núcleos Regionais
NRBA - Bahia
Diretor Regional
Roberto Facchinetti
Vice-Diretor Regional
Carlos Henrique Medeiros
Diretor Técnico
José Mário Miranda
Diretora Secretária
Maria da Graça Maia Lopes
Diretor de Comunic. Regional
Jorge Luís Rocha de Amorim

NRCE - Ceará
Diretora Regional
Ana Teresa de Sousa Ponte
Secretária
Lucrecia Nogueira de Sousa
Tesoureira
Vanda Tereza Costa Malveira

NRGO/DF - Goiás/Dist. Federal
Diretor Regional
Em processo de renovação
Vice-Diretor Regional GO
Gilson Gitirana Jr.
Vice-Diretor Regional DF
Álvaro Araujo
Diretor de Comunicação
Antonival Lima Albuquerque
Secretário Executivo
Joviano Miguel Fonseca

NRMG - Minas Gerais
Diretora Regional
Teresa Cristina Fusaro
Vice-Diretor Regional
Cléber José de Carvalho
Diretor Técnico Regional
Carlos Barreira Martinez
Diretor de Comunic. Regional
Aloyso Portugal Maia Saliba
Secretário Regional
Rodrigo de Melo

NRPR - Paraná
Diretor Regional
Carlos Infante
Secretária
Silvia Frazão Matos
Tesoureiro
Marcos Alberto Soares

NRPE - Pernambuco
Diretor Geral
Aurélio Alves de Vasconcelos
Vice-Diretor Geral
Adilton Castello Branco
Diretor Secretário
José Aquino de Souza
Diretor Tesoureiro
Alberto Jorge Cavalcanti

NRRJ - Rio de Janeiro
Diretor Regional
Celso Jose Pires Filho
Vice Diretor Regional
Leticia Costa Manna Leite
Diretor Técnico/Tesoureiro
Isaac Benchimol
Secretário
Maria do Carmo Cavalcanti
Adjuntos
Marco Antonio Ramidan
Ricardo Moreira Soares

NRRS - Rio Grande do Sul
Diretora
Lúcia Miranda
Vice-Diretor
Marcelo Giulian Marques
Tesoureiro
Rafael André Wiest
Secretário
Roberto Arsego Zuch

NRSC - Santa Catarina
Diretor Regional
Sérgio Corrêa Pimenta
Vice Diretor Regional
Joao Raphael Leal
Diretor Técnico
Rafael Fernandes Pereira
Secretário
Francisco Carlos dos Santos

NRSP - São Paulo
Diretor Regional
Fabio Luiz Ramos de Abreu
Secretário
Ronaldo Rocha
Tesoureiro
Paulo Victor Braun

Apoio Logístico e



Operacional do CBDB
Superintendente
Pedro Paulo Sayão Barreto
Gerente de Eventos
Rita Marques Pitta
Secretária
Marise Marinho
Administrativo
Marcos Paulo Trindade
Vitor Codeço


www.cbdb.org.br cbdb@cbdb.org.br 55 21 2528.5320

Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais