Março 2011

"II Conferencia Internacional de Presas" na República Dominicana tem participação do CBDB
Evento internacional tem representantes do ICOLD e CBDB

Cerca de 100 pessoas participaram da II Conferência Internacional de Barragens na República Dominicana realizada entre os dias 16 e 18 de fevereiro. O evento abordou discussões sobre políticas energéticas e de obras públicas da República Dominicana, incluindo questões de meio ambiente.

O encontro contou com nove palestrantes, sendo seis estrangeiros (China, Espanha, México, Estados Unidos e Brasil ). As apresentações brasileiras dos engenheiros Brasil Pinheiro Machado e Cássio Viotti foram muito elogiadas. No decorrer do evento ficou evidente o prestígio que tem o presidente do DOMCOLD, Dr. Armenteros, no meio técnico da República Dominicana.

Na foto: Brasil Pinheiro Machado, representante do CBDB; Don Jose Manuel Armenteros, presidente do DOMCOLD, Jinsheng JIA, presidente da ICOLD e Cássio Viotti, ex-presidente da ICOLD.

A II Conferência Internal de Barragens foi patrocinada pela Funglode – Fundación Global Democracia y Desarrollo, INDRHI – Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos e DOMCOLD e contou com a presença dos presidentes dos respectivos órgãos. Além da forte representação política, o evento também contou com a presença do presidente do Engehid e dos diretores da Odebrecht e Concremat. Representando o ICOLD, estava Cássio Viotti (ex-presidente da entidade) que proferiu a palestra "Comportamiento de Presas de Escollera en Brasil". Já o CBDB, foi representando por Brasil Pinheiro Machado, que proferiu a palestra: "Presas de Enrocado com Cara de Concreto: Aspectos Técnicos de Diseño y Construcción".

Leia o resumo da apresentação de Brasil Pinheiro Machado

Leia o resumo da Apresentação de Cássio Viotti

 

 

Notícia dos Núcleos
Contribuição GO/DF

CBDB GO\DF e Eletronorte realizam Seminário de Barragens Novos Projetos e Novas Tecnologias


Realizado pelo CBDB Núcleo GO\DF e com o apoio institucional da Eletronorte e Engevix, o Seminário de Barragens Novos Projetos e Novas Tecnologias reuniu cerca de 200 pessoas e contou com cinco palestras técnicas. No evento, o presidente do CDBB, Erton Carvalho, prestou homenagem ao engenheiro Ademar Palloci, M.D. Diretor Técnico da Eletronorte.
Os temas explorados no evento foram: Estágio atual do Projeto da UHE Belo Monte, proferida pelo Engo. Luiz Fernando Rufato-Diretor de Construção da Norte Energia, S.A; Planos Emergenciais: Peças-chave na Segurança de Barragens e Reservatórios, proferida pelo Engo. Ricardo Magalhães, Diretor do Núcleo Regional de MG do CBDB e da Consultora Ideiajato; UHE Foz do Chapecó - Apresentação Geral da Construção, proferida pelo Engo. Miguel Zerbini; UHE Foz do Chapecó - Projeto da Barragem, proferida, pelo Engo. Ciro Humes e UHE Foz do Chapecó- Acompanhamento Tecnológico, proferida pelo Engo. Renato Cabral, do Laboratório Central de Furnas – Goiânia - GO.

 

Artigo de associados do CBDB entra nos anais do Simpósio da 79ª Reunião do Icold-CIGB

O artigo intitulado: "New concepts and trends in design and building of hydroelectric power plants in Brazilian Amazon Region" foi aceito pelos anais do Simpósio Internacional da 79a Reunião Anual do ICOLD-CIGB, que será entre os dias 29 de maio a 3 de junho de 2011, em Lucerna-Suiça. O trabalho é dos seguintes engenheiros: Humberto Rodrigues Gama, Adailton de Souza Pinto, Carmo Gonçalves e Antonival Lima Albuquerque da Eletrobras-Eletronorte e Dimitry Znamensky do CBDB-GO/DF e da UnB- Instituto de Geociências-Observatório Sismológico. O artigo examina algumas feições particulares dos aproveitamentos hidrelétricos projetados e a ser construídos na Amazônia Legal Brasileira.

Veja o artigo aceito para a Suíça em 2011

O artigo de Waldo Ferraz Costa Neto e William Zolcsak sobre a hidrelétrica de Tucuruí foi apresentado na reunião de Hanoi em 2010

Veja o artigo exposto em Hanoi em 2010.

Presidente do CBDB Erton Carvalho profere palestra sobre a experiência brasileira em desvio de rios no dia 23 de março

No dia 23 de março, o Presidente do CBDB Erton Carvalho irá proferir a palestra: Experiência Brasileira em Desvio de Rios no Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco 124, 22º andar – Rio de Janeiro). O presidente do CBDB irá abordar os seguintes tópicos: * Desvio - Critérios de Projeto; * Etapas de Desvio; * Tipos de Desvios: Exemplos; * Casos Históricos Importantes: - Principais acidentes ocorridos; - Desvios com Galgamento em Ensecadeiras e em Barragens.

Saiba mais

 

CBDB e Itaipu convidam para lançamento de Dicionário de Barragens
Edição Brasileira é baseada no Technical Dictionary on Dams

O Comitê Brasileiro de Barragens juntamente com o Diretor-Geral da Itaipu Binacional lançam a edição brasileira do Dicionário de Barragens, baseada no Technical Dictionary on Dams, publicada em 1994 pela Comissão Internacional de Grandes Barragens – ICOLD/CIGB, no dia 21 de Março no Espaço Cultural Reale em Curitiba.

O evento promovido pelo Núcleo Regional do Paraná também contará com uma palestra técnica do geólogo Ricardo Abrahão com o tema: “Interfaces: estruturas de concreto – rochas de fundação”.

Local: Espaço Cultural Miguel Reale, Rua Comendador Araújo, 551, térreo, Curitiba, PR (Edifício Parigôt de Souza, Escritório da ITAIPU Binacional;

Horário: 16h às 20h

 

Veja mais

As barragens após o terremoto no Japão

Tadahiko Sakamoto, presidente da Comissão Japonesa de Grandes Barragens enviou o segundo boletim sobre os efeitos do terremoto no Japão nas barragens do país.

Saiba mais

Artigo: Reservatórios: discussões esquentam - Setor volta a debater a necessidade de nova capacidade de armazenamento de água, no momento em que as novas hidrelétricas são projetadas a fio d'água

Reportagem especial mostra atual momento das hidrelétricas fio d´água, com a opinião dos especialistas: Mauricio Tolmasquim, da EPE, Hermes Chipp, do ONS, Mario Veiga, da PSR Consultoria, João Carlos Mello, da Andrade & Canellas, Raimundo Batista, da Enecel Energia e Ricardo Baitelo do Greenpeace.

Saiba mais

Circular Eleições e Convocação de Assembléia

O Comitê Brasileiro de Barragens, de acordo com os termos de sua Circular 01 - Eleições 2011, convida a todos os seus sócios para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no Rio de Janeiro, no dia 29/04/2011, primeira convocação às 16:30h e segunda as 17:00h, no auditório de FURNAS, situado na Rua Real Grandeza, no 219, Bloco A, 8° andar, cidade do Rio de Janeiro. Nesta ocasião ocorrerá a Eleição para o Conselho Deliberativo e Comissão Fiscal do CBDB.

Circular eleições

Circular de Convocação de Assembléia

Relação de Candidatos


XXVIII SEMINÁRIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS

CHAMADA PARA OS TRABALHOS PARA O XXVIII SNGB E PARA O SIMPÓSIO INTERNACIONAL!
31 DE MAIO DE 2011.Veja as informações através do site http://www.eticaeventos.com.br/eventos/cbdb/index.html

Aniversariantes de Abril

Confira a agenda dos aniversariantes do mês de Abril.

AGENDA

Próximos eventos

Confira os próximos eventos.

CALENDÁRIO

Newsletter:

Criação, redação e desenvolvimento: TC Comunicação

(21) 78063339

tc@tccomunicacao.com

www.tccomunicacao.com