Edição Nº 42 :: Janeiro 2013


Venha participar de nossas Mesas Redondas

SEMINÁRIO NACIONAL DE GRANDES BARRAGENS
De 08 a 11 de abril de 2013

Dia 09 de abril - Mesas redondas sobre segurança de barragens e também sobre pesquisa, desenvolvimento e inovações técnicas no setor de barragens. No dia 11 de abril, mesa redonda sobre tendência nacional de eliminação de grandes reservatórios. Confira as informações completas no link abaixo.

LEMBRE-SE: você ainda tem tempo de enviar o seu trabalho técnico. Acesse o site (clicando aqui) e envie o artigo.


Notícias Gerais

Atualidades da ICOLD sobre Barragens

Segundo a ICOLD, historicamente as barragens eram planejadas e construídas para fins de fornecimento de água, irrigação e controle de enchentes. No fim do século XIX, a energia hidrelétrica e a navegação se tornaram objetivos adicionais das barragens. A recreação tem sido uma função adicional muito benéfica em muitos projetos de reservatórios.
Contudo, as barragens de usos múltiplos são projetos muito importantes para países em desenvolvimento, pois as populações recebem benefícios domésticos e econômicos de um único investimento. Hoje, as barragens são construídas para servir a diversas funções e são, por isso, conhecidas como "barragens de usos múltiplos".


Itaipu alcança novo recorde de produção de energia elétrica

A Itaipu Binacional produziu 98,3 TWh em 2012, superando seu próprio recorde de 94,7 TWh atingido em 2008, se consolidando assim como a maior geradora de energia elétrica do planeta. O formidável desempenho desta mega-hidrelétrica é fruto de muito trabalho de muitos, brasileiros e paraguaios. Mas, sobretudo, daqueles que há aproximadamente 60 anos deram início a esse esforço coletivo de construção das grandes hidrelétricas que conformam hoje o setor elétrico e assim conferem à matriz energética brasileira o status de limpa e sustentável. Principalmente as empresas que possuem hidrelétricas na Região Hidrográfica do Paraná, que regularizam os caudais a montante de Itaipu, possibilitam que esta gere continuamente grandes quantidades de energia.


Grandes reservatórios não fazem mais parte da realidade brasileira, diz Greenpeace

Para ativista, investidores não querem enfrentar os obstáculos socioambientais

Milton Leal, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Meio Ambiente 02/01/2013 - 16:08h

A tese de que a força dos movimentos ambientalistas barraram a construção de hidrelétricas com grandes reservatórios no Brasil é considerada falsa pelo coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace, Ricardo Baitelo. Responsável pelos assuntos energéticos da organização não governamental, o ativista acredita que a sociedade em geral não aceita mais usinas com grande impacto ambiental, como era o antigo projeto da hidrelétrica de Belo Monte. "Acho que é todo um contexto e uma realidade brasileira que não abre mais esse espaço", afirmou ele à Agência CanalEnergia.


Casos Pitorescos da Engenharia Brasileira

Casos relatados por Flavio Miguez de Mello, Presidente Honorário do CBDB. Os fatos narrados tiveram a participação do autor desses relatos ou lhe foram transmitidos por engenheiros ilustres e destacados personagens do desenvolvimento técnico nacional desde a metade do século passado.

Nessa edição: O caboclo e as águas do reservatório de Peixoto

Nos anos sessenta a Companhia Paulista de Força e Luz, empresa do grupo americano AMFORP, estava concluindo as obras da barragem de Peixoto no Rio Grande que, após sua conclusão, viria ser a maior usina geradora do país até a entrada em operação de Furnas. Os trabalhos na área do extenso reservatório eram intensos, com ênfase na relocação dos moradores que ocupavam as áreas que seriam alagadas.

Notícias dos Núcleos

NRSP - Curso de
Especialização em Barragens

O CBDB – Comitê Brasileiro de Barragens tem recebido diversas solicitações para a promoção de cursos visando a formação de profissionais para o trabalho com barragens. Visando atender esta necessidade, o Núcleo Regional de São Paulo do CBDB convidou o Prof. Dr. Paulo Teixeira da Cruz para ministrar o curso em questão.

Professor Paulo Teixeira da Cruz
11 de março a 13 de junho de 2013
Espaço Bela Cintra - São Paulo - SP
TURMA ÚNICA: 25 participantes

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações

Outros Eventos


Aniversários

Confira a lista completa dos aniversariantes do mês de Fevereiro.


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais