Edição Nº 43 :: Fevereiro 2013

XXIX SNGB

As traduções dos boletins técnicos da ICOLD, 125 (As barragens e as Cheias) e o 142 (Descarga de Cheias Extremas com Segurança) serão distribuídas em CD a todos os participantes do XXIX SNGB.
Veja a imagem dos CDs e o layout da Feira de Exposições com a indicação dos patrocinadores no link abaixo.


Notícias Gerais

TRF culpa Governo da Paraíba por rompimento de barragem de Camará

O ocorrido em 2004 deixou cinco mortos e três mil sem casa. Estado foi condenado a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos. O TRF excluiu de culpa o consórcio de construtoras responsável pela obra e apontou que o acidente teria sido causado pela falta de manutenção na barragem.


Projeto Água - Conhecimento para Gestão
5 cursos com inscrições abertas!

O projeto Água – Conhecimento para Gestão consiste em um convênio celebrado entre a Agência Nacional de Águas – ANA, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e Itaipu Binacional.


Congresso Internacional de Grandes Barragens

O ICOLD – Comitê Internacional de Grandes Barragens realizará em 2015, na Noruega o 25º Congresso Internacional de Grandes Barragens. Para este congresso, os comitês nacionais, entre os quais o CBDB, são convidados a propor assuntos que comporão os quatro temas que serão objeto de apresentação de trabalhos e serão discutidos no congresso. Desta forma, através desta mensagem estamos solicitando sugestões para subsidiar a composição de nossa proposição final ao ICOLD. Os temas a serem propostos pelo CBDB devem ser representativos de questões atuais e relevantes da engenharia de barragens no Brasil tanto nos aspectos conceituais e de projeto como em construção e operação de obras. Agradecemos antecipadamente suas sugestões ressaltando a necessidade de maior participação da engenharia brasileira nas discussões técnicas que ocorrem nos foros internacionais de modo a permitir um intercâmbio proveitoso de experiências na área de barragens e obras hidráulicas.
As sugestões devem ser encaminhadas ao CBDB impreterivelmente até 15 de março de 2013.
Clique no link abaixo para fazer o download da circular.


Os benefícios recebidos das barragens

Um dos requisitos fundamentais do desenvolvimento socioeconômico no mundo é a disponibilidade de quantidades adequadas de água com a devida qualidade e de suprimento adequado de energia. Barragens adequadamente planejadas, projetadas, construídas e mantidas contribuem significativamente para atender a nossas demandas de fornecimento de água e energia. Para compensar as variações no ciclo hidrológico, as barragens e os reservatórios são necessários para armazenar água e assim fornecer vazão consistente para manter o fluxo diário necessário em nossos rios ao longo do ano.


Convocação de Assembléia

O Comitê Brasileiro de Barragens, de acordo com o seu Estatuto, convida todos os seus sócios para a Assembléia Geral Ordinária que será realizada em 10/04/2013, às 16:30 horas em primeira convocação e às 16:45 horas em segunda convocação, para deliberarem sobre os seguintes assuntos:

· Relatório da Diretoria;
· Balanço Geral do Exercício de 2013;
· Assuntos Diversos.

A Assembleia será realizada no Enotel Resort & SPA - Porto de Galinhas, no Estado de Pernambuco, por ocasião do XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens.

Cordiais saudações,

ERTON CARVALHO
Presidente do CBDB


Casos Pitorescos da Engenharia Brasileira

Casos relatados por Flavio Miguez de Mello, Presidente Honorário do CBDB. Os fatos narrados tiveram a participação do autor desses relatos ou lhe foram transmitidos por engenheiros ilustres e destacados personagens do desenvolvimento técnico nacional desde a metade do século passado.

Nessa edição: A oposição a Furnas

A constituição de Furnas teve ferrenhas oposições vindas principalmente de Minas Gerais. O governador Bias Fortes, com receio de que os recursos a serem direcionados para a construção de Furnas inibissem a implantação da usina de Três Marias, movimentava opiniões contrárias à constituição de Furnas dizendo que"Minas não será a caixa d'água do Brasil".

Notícias dos Núcleos

NRSP - Curso de
Especialização em Barragens

O CBDB – Comitê Brasileiro de Barragens tem recebido diversas solicitações para a promoção de cursos visando a formação de profissionais para o trabalho com barragens. Visando atender esta necessidade, o Núcleo Regional de São Paulo do CBDB convidou o Prof. Dr. Paulo Teixeira da Cruz para ministrar o curso em questão.

Professor Paulo Teixeira da Cruz
11 de março a 13 de junho de 2013
Espaço Bela Cintra - São Paulo - SP
TURMA ÚNICA: 25 participantes

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações

Outros Eventos


Aniversários

Confira a lista completa dos aniversariantes do mês de Março.


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais