Edição Nº 45 :: Abril 2013

XXIX SNGB - Seminário discutiu soluções para aproveitamento dos recursos hídricos do País

Em sua 29ª edição, o SNGB reuniu cerca de 500 participantes.

Pesquisadores da
área acadêmica, estudantes e profissionais em atuação no mercado se reuniram entre os dias 8 e 11 de abril no XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens (SNGB). Realizado pelo Comitê Brasileiro Barragens (CBDB), o evento contou com mesas redondas, palestras, apresentações de trabalhos técnicos e debates, em quatro dias de atividades no Enotel, na praia de Porto de Galinhas (PE).

Notícias Gerais

Espelhos d'água
do Brasil

De acordo com informações fornecidas pela Agência Nacional de Águas (ANA), a soma dos "espelhos d'água" existentes no Brasil, com área igual ou superior a 20 hectares (0,2 km2), é de aproximadamente 91 mil km2, o que equivale a somente 1% do território nacional. Destes, 55 mil km2 (60%) correspondem aos espelhos d'água naturais e 36 mil km2 (40%) correspondem aos espelhos d'água artificiais, formados a partir da construção de barragens.




50 anos do acidente de Vajont - Itália
(1963-2013)

Segundo o Registro Mundial de Barragens da ICOLD (WRD-2003), a hidrelétrica de Vajont, localizada em Pordenone, Friuli Venezia Giulia, Itália (região dos Alpes), atualmente abandonada (desativada), possui uma barragem em arco de concreto, construída sobre o rio Vajont, assentada sobre rocha, com altura de 262 m e comprimento de crista de 190 m, dotada de um vertedouro com capacidade de evacuar 424 m3/s e reservatório com volume de armazenagem de 0,168 km3 e área de superfície de 2,68 km2. Em 1963 essa barragem sofreu um gravíssimo acidente, que arrasou várias localidades e vitimou aproximadamente duas mil pessoas.


3º Simpósio de Barragens de Enrocamento

Prezado Sócio(a),

A data de realização do 3º Simpósio Internacional sobre Barragens de Enrocamento se aproxima. Esta edição será realizada em Kunming, China em outubro de 2013. Lembro que o 2º Simpósio foi realizado aqui no Brasil em outubro de 2011 juntamente com o XXVIII Seminário Nacional de Grandes Barragens no Hotel Windsor no Rio de Janeiro. Nessa ocasião fdoram apresentados 31 artigos técnicos dos quais 10 eram de autores nacionais. Agora, para este 3º Simpósio, venho apresentar a minha solicitação no sentido que o Brasil esteja novamente devidamente representado, submetendo o maior número possível de trabalhos técnicos e, se possível, contando com a sua participação no evento. Enfatizo que este evento internacional se reveste de grande importância para a nossa engenharia de barragens.

Cordiais Saudações,
ERTON CARVALHO
Presidente do CBDB


Convite - Ciclo de Encontros
Reflexões da Engenharia

Impactos de Barragens na Região Amazônica
14 de Maio de 2013 - das 17h às 19h
Auditório Padre Anchieta - PUC Rio

Notícias dos Núcleos

NRPR - Curso de Barragens de Concreto

De 05 a 09 de agosto de 2013
Prof. Dr. José Marques Filho

O curso contempla um único módulo sequencial abordando a concepção de barragens de concreto para empreendimentos hidráulicos, desde as fases iniciais de planejamento e projeto, bem como nas fases de construção, operação e monitoramento do seu comportamento, além de aspectos relacionados à análises de risco.


NRPR - Curso de Mecânica das Rochas

De 16 a 20 de setembro de 2013
Prof. Andre Assis, PhD

O curso contempla um único módulo seqüencial abordando assuntos relacionados a rocha como material geotécnico, rocha intacta, descontinuidades e maciço rochoso, propriedades das rochas intactas, propriedades das descontinuidades e classificação dos maciços rochosos, deformabilidade de rochas, resistência ao cisalhamento e critérios de ruptura de rochas, percolação em rochas, tensões naturais e induzidas, estabilidade de taludes em rocha, fundações em rocha, e obras subterrâneas em rocha.

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações
  • XXX SNGB - Seminário Nacional de Grandes Barragens
    - 12 a 14/05/2015
    - Foz do Iguaçu/PR

Outros Eventos


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais