Edição Nº 46 :: Maio 2013

Reservatórios mais vazios, riscos mais altos

Estudos revelam os perigos da redução da capacidade de armazenamento de água nas hidrelétricas brasileiras

Os especialistas reunidos no XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens, que ocorreu entre os dias 8 e 11 abril em Porto de Galinhas (PE), não precisaram de embates teóricos para provar o que todos já tinham em mente: é necessário frear a redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios brasileiros, especialmente os das usinas hidrelétricas, que representam o maior volume. Ao final do encontro, o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) divulgou um documento em que ressalta a importância de voltar a discutir a energia hidrelétrica como uma das mais limpas e posicionar o debate nacional em torno da importância da água contida nos reservatórios, seja para a geração de eletricidade, seja para a contenção de cheias ou, ainda, para planos emergenciais de combate às estiagens.

Notícias Gerais

Entrevista com Francisco Gomide

"Não está claro para a sociedade que hidrelétricas são vantajosas. Nem mesmo a utilidade dos reservatórios (e suas barragens) para controlar os extremos hidrológicos (enchentes e secas) é reconhecida. Este é o resultado de décadas de campanha contra barragens promovida por organizações internacionais equivocadas."



Especialistas apresentam dados e sugestões

Material poderá ser ponto de partida para o debate em torno dos reservatórios

Mesmo quando as usinas têm a clara função de gerar energia elétrica, tendo um projeto específico para isso, seu reservatório também pode ser utilizado para outros fins paralelamente. Esse foi um dos principais recados deixados pelos especialistas Mario Veiga, Rafael Kelman e Tarcisio Castro na palestra Tendência Nacional Recente de Eliminação de Grandes Reservatórios. Irrigação, controle de cheias, navegação, pesca e turismo são alguns dos usos alternativos citados por eles.


Reuniões e Apresentações do XXIX SNGB

Reuniões e Apresentações do XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens (SNGB), realizado no período de 08 a 11 de abril/2013, no Centro de Convenções do ENOTEL, em Porto de Galinhas, PE.

Para visualizar as apresentações, clique aqui.
Para visualizar a ata da Assembleia Geral Ordinária, clique aqui.


Recomendações de interesse público

O Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), com base nas evidências e nos debates havidos no XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens, realizado recentemente em Pernambuco, cumpre o dever de trazer a público algumas recomendações relevantes a respeito da redução da capacidade de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas existentes no Brasil.


Seattle 2013 - 81st ICOLD annual meeting

The 81st Annual Meeting of ICOLD will be held 12-16 August 2013 in scenic downtown Seattle, Washington

It will be, as usual in ICOLD, the occasion to meet the best dam experts of the world and to discuss with them solutions to your problems. The US Society on Dams, which is welcoming the meeting, has prepared a Symposium which will be held on August 14 on the theme : "Changing Times : Infrastructure Development to Infrastructure Management". The general subject will be also discussed more in-depth during workshops : "Life-extension technologies and strategies for aging dams", "Risk-Informed Dam Safety Management", "Aging of Concrete Dams", "Closure of Tailing Dams", etc. Many pre-meeting and post-meeting study tours are proposed to make your visit to Seattle still more interesting.

Come and join us at Seattle!

Notícias dos Núcleos

NRPR - Curso de Barragens de Concreto

De 05 a 09 de agosto de 2013 | Prof. Dr. José Marques Filho

O curso contempla um único módulo sequencial abordando a concepção de barragens de concreto para empreendimentos hidráulicos, desde as fases iniciais de planejamento e projeto, bem como nas fases de construção, operação e monitoramento do seu comportamento, além de aspectos relacionados à análises de risco.


NRPR - Curso de Mecânica das Rochas

De 16 a 20 de setembro de 2013 | Prof. Andre Assis, PhD

O curso contempla um único módulo seqüencial abordando assuntos relacionados a rocha como material geotécnico, rocha intacta, descontinuidades e maciço rochoso, propriedades das rochas intactas, propriedades das descontinuidades e classificação dos maciços rochosos, deformabilidade de rochas, resistência ao cisalhamento e critérios de ruptura de rochas, percolação em rochas, tensões naturais e induzidas, estabilidade de taludes em rocha, fundações em rocha, e obras subterrâneas em rocha.


Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações
  • XXX SNGB - Seminário Nacional de Grandes Barragens
    - 12 a 14/05/2015
    - Foz do Iguaçu/PR

Outros Eventos


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais