Edição Nº 47 :: Julho 2013

Debate sobre geração de energia
hidrelétrica ganha amplitude

Já está clara a necessidade de promover um amplo e consciente debate sobre o processo de geração de energia no país. Este grande colóquio nacional deve envolver a sociedade em todas as suas instâncias, para que a população brasileira possa informar-se, tomar conhecimento das questões técnicas e econômicas envolvidas neste processo e, então, decidir sobre os rumos da matriz energética do país. Recentemente, alguns passos importantes foram dados na direção deste debate. Aos poucos, mais e mais camadas da sociedade estão percebendo a necessidade e a urgência desta discussão.

Notícias Gerais

Entrevista com Miguel Sória

A comunidade técnica da engenharia de barragens percebe que, por conta principalmente de questões sociais e ambientais - muitas delas mal compreendidas, nas últimas décadas o Brasil vem gradativamente deixando de formar novos reservatórios de água, desaproveitando assim seu imenso potencial hidráulico, que é da ordem de 12% da água superficial do planeta.



CBDB e Clube de Engenharia criticam barragens sem reservatório

Construir usinas sem reservatório – usinas a fio d’água – como são chamadas, é um gasto de recursos e energia enorme que não traz, nem de longe, o retorno esperado para o investimento.
Esta foi a conclusão a que chegaram os membros do Clube de Engenharia do Brasil e do CBDB, que organizaram, no último dia 2 de julho, o seminário “A Importância dos Reservatórios para a Regularização de Vazões e o Armazenamento de Energia”, que ocorreu no Rio de Janeiro e foi transmitido ao vivo pela internet, através do canal do Clube de Engenharia.


A importância dos reservatórios
formados por barragens

Há mais de quatro séculos as barragens vêm propiciando benefícios à humanidade. Os tamanhos dos reservatórios formados por barragens são função dos benefícios que esses reservatórios poderão propiciar. A água não costuma estar disponível o tempo todo para todos. Dessa forma, há que armazená-la para ser utilizada quando for necessária. A esse armazenamento corresponde o volume útil do reservatório.


3º Simpósio de Barragens de Enrocamento

Abaixo estão disponíveis os links para acessar o 2º Boletim e a Ficha de Inscrição relativa ao 3º Simpósio Internacional sobre Barragens de Enrocamento. Esperamos que um número maior de trabalhos sejam apresentados e que mais participantes brasileiros venham se juntar a nós.

Esperamos ver todos vocês em Kunming na China.

Atenciosamente,
Yulan YUAN
Secretariat of CHINCOLD

Clique aqui para acessar o 2º BOLETIM
Clique aqui para baixar a FICHA DE INSCRIÇÃO


Revista Brasileira de
Engenharia de Barragens

No dia 02/07 durante o SEMINÁRIO - A IMPORTÂNCIA DOS RESERVATÓRIOS PARA REGULARIZAÇÃO DE VAZÕES E O ARMAZENAMENTO DE ENERGIA realizado no Clube de engenharia foi lançada a nova revista técnica do CBDB. A Diretoria do Comitê Brasileiro de Barragens comunica aos sócios que, de acordo com o previsto em seu Planejamento Estratégico 2009-2013, foi publicado em 02/07/13 o "Edital de chamada de artigos e relatos técnicos nº 01/2013" da REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE BARRAGENS, periódico que tem por objetivo a publicação de artigos científicos e de relatos técnicos inerentes à engenharia de barragens em geral.
Os trabalhos deverão ser encaminhados até 30 de novembro de 2013 para o endereço [cbdb@cbdb.org.br], observando-se as normas editoriais disponíveis no sítio eletrônico do CBDB [www.cbdb.org.br]. A 1ª edição da revista está prevista para abril de 2014.Informamos também que estão disponíveis para venda espaços publicitários (patrocínios e ou anúncios institucionais, comerciais e profissionais), conforme especificações também encontráveis no sítio eletrônico do CBDB, cujas receitas as serem obtidas servirão para custear a publicação. Esperamos a costumeira colaboração e apoio de todos.

Atenciosamente.
ERTON CARVALHO
Presidente


Palestra sobre a importância dos reservatórios e barragens

O tema vem ganhando importância dada a necessidade de se garantir a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. O evento, realizado no auditório do CREA - GO, teve como palestrante o Dr. Erton Carvalho, Diretor Presidente do CBDB. Após a palestra, uma singela, porém justa homenagem foi prestada ao ilustre palestrante com a entrega de uma placa pelo seu trabalho incessante em prol da difusão de conhecimentos e defesa do setor elétrico. Cerca de 50 participantes prestigiaram o evento.


XXIX Seminário Nacional
de Grandes Barragens

Clique no link abaixo para visualizar a revista do XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens, que aconteceu em abril, em Porto de Galinhas.


Livro comemorativo dos 40 anos do Tratado de Itaipu

USINA DE ITAIPU: INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA ENTRE BRASIL E PARAGUAI Uma síntese histórica da Itaipu Binacional

Em 2011, ao completar 50 anos de existência, o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), para comemorar a data magna, lançou o livro "A História das Barragens no Brasil - Séculos XIX, XX e XXI", como parte da programação do 28º Seminário Nacional de Grandes Barragens, realizado naquele ano no Rio de Janeiro.

Notícias dos Núcleos

NRPR - Curso de Barragens de Concreto

De 05 a 09 de agosto de 2013 | Prof. Dr. José Marques Filho

O curso contempla um único módulo sequencial abordando a concepção de barragens de concreto para empreendimentos hidráulicos, desde as fases iniciais de planejamento e projeto, bem como nas fases de construção, operação e monitoramento do seu comportamento, além de aspectos relacionados à análises de risco.


NRPR - Curso de Mecânica das Rochas

De 16 a 20 de setembro de 2013 | Prof. Andre Assis, PhD

O curso contempla um único módulo seqüencial abordando assuntos relacionados a rocha como material geotécnico, rocha intacta, descontinuidades e maciço rochoso, propriedades das rochas intactas, propriedades das descontinuidades e classificação dos maciços rochosos, deformabilidade de rochas, resistência ao cisalhamento e critérios de ruptura de rochas, percolação em rochas, tensões naturais e induzidas, estabilidade de taludes em rocha, fundações em rocha, e obras subterrâneas em rocha.



NRBA - Curso de Segurança de Barragens

De 16 a 20 de setembro de 2013 | Prof. Carlos Henrique Medeiros, (Eng. Civil, Prof., M.Sc., Ph.D.)

O curso abrangerá critérios de projeto e construção, condicionantes geotécnicos, hidrológicos e hidráulicos, construtivos e ambientais; investigações geotécnicas, modelagem de maciços rochosos e estudos de casos e fatores de risco.


NRSC - Curso Hidrossentimentologia Prática

De 14 a 18 de outubro de 2013
Prof. Newton de Oliveira Carvalho | Maximiliano Andrés Strasser

O curso será promovido pelo CBDB - Comitê Brasileiro de Barragens Núcleo de Santa Catarina, com o apoio da Tractebel Energia SA.

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações
  • XXX SNGB - Seminário Nacional de Grandes Barragens
    - 12 a 14/05/2015
    - Foz do Iguaçu/PR

Outros Eventos


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais