Edição Nº 48 :: Setembro 2013

A importância de investir em pesquisa e tecnologia

Possibilidade de fechamento do Laboratório de Engenharia Civil causa preocupação no CBDB

Qual a importância de investir em geração de conhecimento? Será possível ver o país crescer e se desenvolver sem organismos exclusivamente dedicados à pesquisa e à produção de conhecimentos específicos em todas as áreas – especialmente naquelas consideradas nevrálgicas para o desenvolvimento da nação? Para o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), não. Sem pesquisadores e produtores de tecnologia, este desenvolvimento está comprometido. E, portanto, todo o futuro do país também estará sujeito às consequências dessa lacuna.

Clique aqui para ler a carta enviada a CESP

Notícias Gerais

Um mal necessário ou um bem renegado?

A questão das usinas com reservatórios torna-se o centro de uma discussão que o país precisa fazer para definir os investimentos na matriz energética nacional

Falta de investimentos, opinião pública contrária em função do não entendimento correto das questões ambientais, planejamento insuficiente para a definição da matriz energética brasileira. Essas são algumas das principais razões pelas quais o país vive um dilema em relação ao seu potencial hidrelétrico. Ao mesmo tempo em que precisa gerar energia para suprir a crescente demanda, vê aumentar a resistência em construir usinas dotadas de reservatórios com volumes úteis – o que aumentaria não apenas sua produção, mas a autonomia de sua geração e de outras usinas no sistema interligado.



Revista do CBDB: prazo para recebimento
de artigos vai até 30 de novembro de 2013

Lembramos a todos os sócios do CBDB que, de acordo com o "Edital de chamada de artigos e relatos técnicos nº 01/2013 da Revista Brasileira da Engenharia de Barragens", lançado em 02.07.13, o prazo de submissão de trabalho vai até o dia 30 de novembro de 2013. Portanto, ainda há dois meses e meio de prazo para que os potenciais autores possam elaborar e apresentar seus artigos ou relatos técnicos.


Eleições 2014 - Circular 01

A Diretoria do Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB, consoante o que dispõe o Estatuto nos seus Capítulos IV - Assembléias Gerais, V - Conselho Deliberativo e X - Eleições, convocará uma Assembléia Geral Ordinária (AGO) que será realizada no dia 30 de abril de 2014 por ocasião do IX Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas em Curitiba, PR.


UHE JIRAU

A primeira Hidrelétrica Brasileira credenciada pela ONU para vender Crédito de Carbono.

Em construção no Rio Madeira (Porto Velho / RO), a Usina Hidrelétrica Jirau é a segunda maior hidrelétrica em construção no Brasil e sera a 15a do mundo em potência instalada. Este ano, no dia 16 de maio, mais um título foi conquistador: o de maior usina de energia renovável já registrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), confrmando a sustentabilidade do projeto e a viabilidade ambiental e social dos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia.


Realizada em Seattle, de 12 a 16 de agosto passado a 81ª Reunião Anual da Comissão Internacional de Grandes Barragens

Com a afiliação da Guiné-Bissau a comunidade conta agora com 96 países participantes. Foram eleitos dois novos Vice-Presidentes José Polimon da Espanha e Andy Zielinski do Canadá. Brasil Pinheiro Machado, Diretor Técnico do CBDB, recebeu o prêmio de Membro Honorário da ICOLD devido aos relevantes serviços prestados à engenharia de barragens e à própria ICOLD onde ocupa atualmente a função de coordenador do Comitê Técnico de Hidráulica. Outro ponto importante nesse evento são as reuniões dos Comitês Técnicos.

Notícias dos Núcleos

NRMG - Curso sobre Barragens de Terra, Terra-Enrocamento, Enrocamento com Face de Concreto, Enrocamento com Núcleo de Asfalto e Empilhamentos Drenados

De 30 de Setembro a 02 de Dezembro de 2013
Prof. Paulo Teixeira da Cruz e Profª. Regina Moretti

O curso é indicado para profissionais com nível superior na área de engenharia civil, geotécnica e geologia envolvidos em projetos, execução, operação, manutenção e segurança de barragens.


NRPR - Palestra "Engenharia de
Barragens e a Aquisição de Experiência"

12 de Novembro de 2013 | Prof. Dr. Nelson de Sousa Pinto

O evento é destinado principalmente à jovens engenheiros. Clique abaixo para visualizer o folder com as informações sobre a inscrição para a palestra.



NRSC - Curso Hidrossentimentologia Prática

De 14 a 18 de outubro de 2013
Prof. Newton de Oliveira Carvalho | Maximiliano Andrés Strasser

O curso será promovido pelo CBDB - Comitê Brasileiro de Barragens Núcleo de Santa Catarina, com o apoio da Tractebel Energia SA.

Eventos CBDB

Clique nos links dos eventos
para obter mais informações
  • IX SPMCH - Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas
    - 29 a 30/04/2014
    - Curitiba/PR

  • XXX SNGB - Seminário Nacional de Grandes Barragens
    - 12 a 14/05/2015
    - Foz do Iguaçu/PR

Outros Eventos


Sócios Mantenedores



Diretoria CBDB

Presidente
Erton Carvalho

Vice-Presidente
Fabio De Gennaro Castro

Diretor Secretário
Aurelio Alves de Vasconcelos

Diretor de Comunicações
Miguel Augusto Z. Sória

Diretor Técnico
Brasil Pinheiro Machado

Diretor Adjunto
Ademar Sérgio Fiorini


Contato

www.cbdb.org.br

cbdb@cbdb.org.br

55 21 2528-5320


Caso não deseje mais receber estas mensagens, entre em contato com o CBDB.
Powered by Dub Projetos Visuais