11 A 13 DE MAIO DE 2015

Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort

Mensagem do CBDB

O Comitê Brasileiro de Barragens - CBDB realizará em maio de 2015, em Foz do Iguaçu, o XXX Seminário Nacional de Grandes Barragens. Este evento, que contará com a imprescindível colaboração da Itaipu Binacional, tem uma importância simbólica especial para a Engenharia de Barragens no Brasil. Isto porque coroa o esforço de mais de 50 anos do CBDB na valorização dos profissionais e das técnicas e tecnologias tornaram o Brasil um dos expoentes mundiais na área de concepção e realização destas obras, que são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país, como foram e tem sido para o Brasil. De fato, a simples consulta dos trabalhos e artigos técnicos apresentados e discutidos nos 29 Seminários até hoje realizados atesta esta afirmativa.

Nos tempos atuais muitas de nossas atividades estão sendo questionadas como danosas ao meio ambiente e a parcelas da sociedade. Seguramente este questionamento está ligado à falta de informações e à atuação desleal de alguns grupos nacionais e estrangeiros com interesses econômicos e comerciais específicos. A sociedade brasileira, como de resto também a dos países já desenvolvidos, tem sua qualidade de vida e progresso econômico baseado no aproveitamento racional de seus recursos hídricos, que lhes proporciona energia elétrica, água potável, irrigação agrícola, navegação interior e defesa contra eventos hidrológicos extremos. Por esta razão é fundamental que os engenheiros e técnicos ligados ao aproveitamento de recursos hídricos participem e se envolvam nas atividades e campanhas voltadas para o esclarecimento da sociedade.

Assim o CBDB reforça o convite a todos os engenheiros e profissionais interessados no aprovietamento racional dos recursos hídricos brasileiros, para que venham participar e contribuir para o progresso das técnicas e para a informação à sociedade dos benefícios que sua atividade traz.


Comitê Brasileiro de Barragens
Brasil Pinheiro Machado
Presidente